O que é Glitch?

O pé esquerdo dos games ganha uma definição
  • Visualizações18.021 visualizações
Por Rodrigo Prada em 15 de Outubro de 2008

Infelizmente nem tudo na vida ocorre da maneira que a gente quer assim como no mundo dos games. Portanto é sempre bom aprender ao que cada termo se refere e quando utilizá-los para não acabar cometendo um erro em cima do outro. Aproveitando que o assunto começou com o pé esquerdo, você sabe dizer o que é um Glitch?

Uma pedra no meio do caminho

A origem da palavra é alemã e aponta para uma expressão como escorregar ou deslizar. Utilizada inicialmente na eletrônica, é mais ou menos isto que ela indica: um deslize do sistema eletrônico por conta de um pulso fraco demais para fazer com que o conjunto funcione corretamente. Também é empregada na informática para definir erros e falhas gerais que não podem ser atribuídas a nenhuma causa específica.

Exemplo clássico de Glitch.Você já pode deduzir que se trata de algo nada bom para os videogames. Neles, mais uma vez é apontado como Glitch uma falha sem nenhuma causa aparente. Podem ocorrer no som do jogo, em seus graficos, em sua física e em qualquer outra parte. Portanto, toda vez que você notar que tem algo atravessando uma parede, desaparecendo do nada, flutuou no ar ou se comportando de maneira estranha, na verdade se trata de um Glitch.

Não pense que todos eles são tão inofensivos quanto uma imagem mal acabada, alguns deles podem ocasionar em perda de desempenho, instabilidade, finalização do processo e até mesmo na perda de arquivos de salvamento do game. Alguns jogadores identificam estas falhas e as utilizam ao seu favor como forma de trapacear, estes são chamados de “Glitchers”.

Glitch ou Bug?

Glitch tem se tornado uma expressão cada vez mais utilizada entre os jogadores para definir falhas sem nenhuma causa explícita. No entanto, os programadores e desenvolvedores de jogos preferem utilizar a expressão bug. Logo, um Glitch nada mais é do que um bug, ou seja, uma falha que ocorreu sem a sua culpa e independente da sua vontade.

 

 



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!