Emuladores de PS3 e Xbox 360 estão a caminho

2 min de leitura
Imagem de: Emuladores de PS3 e Xbox 360 estão a caminho

(Fonte da imagem: iStock)

Nós conhecemos uma série de emuladores disponíveis para download, sendo que muitos deles foram criados especialmente para permitir que fãs de games antigos consigam rodar seus jogos favoritos. Mas e quando falamos de sistemas mais modernos, seria possível realizar a emulação deles também?

Hoje isso ainda é bem difícil. Desenvolvedores não conseguem fazer com que emuladores de PlayStation 3 ou Xbox 360 executem as funções necessárias para rodar jogos com total fluidez e qualidade. Mas as coisas vem mudando. Segundo o site Kotaku, programadores vêm obtendo avanços significativos na criação de emuladores para levar o PS3 aos computadores.

Ainda é difícil fazer com que eles rodem os jogos com perfeição, mas o progressos vêm acontecendo. Quanto ao Xbox 360, também existem vários projetos avançando. O Kotaku também relembra que é provável que estejamos “anos distantes” de versões estáveis desses sistemas, mas não é impossível que eles sejam criados.

Emular é legal?

Você já deve ter sentido muita saudade de algum game que jogava quando ainda tinha um SNES ou um PlayStation One — é comum que tenhamos jogos favoritos em cada uma das gerações de video games. Mas a grande verdade é que nem todo mundo possui espaço para deixar os consoles antigos guardados — geralmente juntando poeira. É por isso que alguns emuladores são muito interessantes.

(Fonte da imagem: iStock)

Existem muitas controvérsias quanto à utilização deles. Enquanto algumas pessoas dizem que a utilização dos emuladores é ilegal, outras defendem que isso não vale para casos em que a pessoa possui o cartucho ou disco original. Mas nesse ponto também existe uma controvérsia: rodar um sistema sem a autorização da desenvolvedora não seria pirataria também?

Quando pensamos em plataformas que já foram descontinuadas — Atari, “Nintendinho”, Mega-Drive e outros das primeiras gerações de consoles —, a história é mais simples. Levando em consideração que as empresas não vendem mais esses sistemas e os jogos, a emulação deles pode ser considerada como legal de acordo com algumas interpretações. Mas se o suporte não foi descontinuado, tudo muda.

O dilema do PlayStation

Até hoje ainda é possível comprar games do PlayStation 2 em lojas oficiais do Brasil. Mesmo que o console tenha saído de linha, os jogos ainda estão à venda. Porém, com o PsOne as coisas são diferentes. Por isso, alguns podem pensar que emular esse sistema é algo que não fere nenhuma lei — assim como aconteceria com a emulação de um jogo criado para Atari, por exemplo.

Seria assim, mas a Sony anunciou um serviço capaz de emular todos os jogos de PS1, PS2 e PS3 de uma forma oficial. Com esse anúncio, os games passam a ter suporte e então a emulação independente deles volta a se tornar pirataria. Em suma, a discussão quanto à legalidade ou não dos emuladores ainda vai longe, mas algumas questões ainda não ganharam interpretações. Se os jogos ainda estão no mercado, emular também é pirataria.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.