Brasil aplica mais impostos sobre consoles do que sobre armas

1 min de leitura
Imagem de: Brasil aplica mais impostos sobre consoles do que sobre armas

(Fonte da imagem: Reprodução/Ponto Frio)

Todos nós já sabemos que os impostos no Brasil são abusivos, ainda mais quando se trata de jogos e afins — a pré-venda do Xbox One deixou isso bem claro. Agora, conforme notícia do site Olhar Digital, está confirmado que 72,18% do valor dos consoles se deve à aplicação de diferentes contribuições, programas e taxas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mais curioso é que os video games só perdem nesse quesito para bebidas alcóolicas, cigarro e casacos de pele. Esses aparelhos eletrônicos chegam a ter impostos mais altos do que aqueles que são aplicados sobre armas de fogo. No caso de um revólver, 71,58 % são referentes a impostos.

Segundo o Olhar Digital, em games nacionais, o governo embute ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e Pis (Programa de Integração Social). No caso de consoles importados, o governo ainda aplica o IPI.

Os preços dos games sobem ainda mais quando as lojas aplicam seus respectivos lucros. Em muitas situações, fabricantes e distribuidores também aplicam algum valor adicional. De qualquer forma, considerando o valor dos impostos, dá pra se ter uma ideia de por que o Brasil é o campeão de preços altos.

Via Baixaki Jogos

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.