Conheça Ralph Baer, o inventor do video game

4 min de leitura
Imagem de: Conheça Ralph Baer, o inventor do video game

A Public Broadcasting Service é uma emissora de televisão estadunidense de caráter educativo-educacional que deu início a uma série relacionada a grandes inventores. No vídeo acima, produzido pela emissora, você confere Ralph Baer: o homem a quem é atribuído o título “inventor do video game”. Atualmente ele tem 91 anos, porém nunca deixou de mexer com hardware desde o lançamento do primeiro console vendido comercialmente, o Odyssey.

Em 1972, a empresa Magnavox fez a parceria com Baer para produzir o console que chegou ao Brasil apenas no final da década, ficando conhecido como Telejogo por aqui (fabricado pela Philco e Ford). O protótipo do Odyssey foi desenvolvido em 1967 e foi apelidado de “Brown Box” (caixa marrom). O console era tão simples que nem processador possuía, sendo constituído por quatro dúzias de transistores e diodos espalhados em uma placa.

Como um inventor por profissão e por hobby, outra contribuição de Ralph Baer para a indústria dos video games foi a “pistola de luz”, um periférico capaz de interagir com a tela da TV, sendo usado para jogos de tiro. Embora tenha criado o acessório depois de o Magnavox Odyssey ter sido lançado, no mesmo ano o console apresentou uma edição especial que já vinha com a pistola – ou seja, o primeiro video game comercial já tinha os elementos interativos de hoje.

Caixa Marrom (Fonte da imagem: Reprodução/The Strong)

O primeiro “comercializado”, mas não o primeiro

Muito embora Ralph Baer tenha recebido toda a glória de ter inventado o video game, ele possui o mérito apenas de ter adaptado a invenção de outras pessoas para um modelo mais “portátil” – você há de convir que, quando comparado a uma máquina de fliperama, um console é algo muito mais prático. Na verdade, o primeiro video game pode ser atribuído a uma invenção de 1940, 27 anos antes de Baer pensar em fazer a “caixa marrom”.

Em 1940, Edward U. Condon desenvolveu um computador para expor em uma exibição mundial. Ele era capaz de jogar Nim com as pessoas, porém vencia em 90% das vezes. Em 1947, seguindo adiante, Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray patentearam um “aparelho de diversão com tubo de raios catódicos”: usando o tubo enganchado em um display de osciloscópio, o jogador era desafiado a atirar para acertar no alvo da tela.

Alguns anos depois, em 1950, Claude Shannon escreveu um artigo falando sobre como programar um computador para jogar xadrez. No mesmo ano, o famigerado Alan Turing criou esse programa. Continuando, em 1952, A. S. Douglas criou o jogo OXO (um jogo da velha) no computador EDSAC, de Cambridge, como parte de sua pesquisa sobre interação entre homem e máquina.

Spacewar! (Fonte da imagem: Reprodução/Computer History Museum)

A linguagem BASIC

Outros anos marcantes foram 1954, 1955, 1956, 1957, 1958 e 1959: todos tiveram alguma pesquisa relacionada à interação entre homem e máquina e como tornar os computadores mais eficientes em jogos de damas, por exemplo.

Em 1962, no entanto, o estudante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Steve Russell inventou o jogo Spacewar!, considerado como o primeiro video game, propriamente dito, para computadores. O jogo se espalhou pelos Estados Unidos e logo ficou conhecido.

O ano de 1964 representa outro marco na história dos video games, pois foi quando John Kenedy inventou, em Dartmouth, a linguagem de programação BASIC e um sistema que permitia o acesso de outros computadores a um servidor central. Graças a essa linguagem, a criação de jogos foi facilitada exponencialmente, tanto que em 1965 o primeiro game de futebol americano foi criado.

Finalmente, apoiado nos ombros dos pesquisadores que permitiram o desenvolvimento da tecnologia do que viria a se tornar o video game, Ralph Baer teve a ideia de jogar usando televisões em vez de computadores (isso teria acontecido no dia 1º de setembro de 1966, enquanto ele esperava um colega em uma estação do ônibus de Nova York).

BASIC (Fonte da imagem: Reprodução/The Strong)

Pong, a lenda dos arcades

Em 1958, Willy Higinbotham (um dos inventores da bomba atômica) criou um jogo de tênis em um computador com um osciloscópio, mostrando-o em uma exposição pública, em Brookhaven National Laboratory. Embora tenha sido desmontado dois anos depois e quase completamente esquecido, ele praticamente previu o jogo Pong, pois era baseado no mesmo princípio.

Pong foi o primeiro arcade (fliperama) da Atari, lançado em 1972, porém os fundadores da companhia (Nolan Bushnell e Ted Dabney) haviam lançado Computer Space no ano anterior, antes de fundá-la. Logo, ele também não chega a ser o primeiro de todos, mas apenas aquele que primeiro conseguiu lucrar significativamente, dando realmente início à indústria dos jogos.

Pong (Fonte da imagem: Reprodução/The Strong)

Depois disso, em 1973, saiu a primeira revista de jogos, na qual se encontravam 101 jogos para computador feitos em BASIC. Em 1974, o primeiro game de tiro em primeira pessoa foi lançado, Maze Wars (duas décadas antes de Doom). Em 1977, o Atari 2600, primeiro video game de muitos brasileiros, chegou ao mercado, seguido do famoso Space Invaders, em 1978 (com fliperama).

O restante da história você provavelmente já conhece: além de outros consoles, finalmente a Nintendo entrou no mercado, seguida pela SEGA, pela Sony e, anos depois, pela Microsoft. A guerra entre os consoles foi ficando cada vez mais acirrada e novas tecnologias surgiram, melhorando gráficos e jogabilidade. Enfim, tudo isso foi possível graças a várias pessoas, não apenas a Ralph Baer, embora ele seja “o grande culpado” pelos video games (comercialmente falando).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.