7 controles para você usar em jogos de Android e iOS

9 min de leitura
Imagem de: 7 controles para você usar em jogos de Android e iOS

Controle para o Galaxy S4 (Fonte da imagem: Engadget

 A tecnologia móvel mudou diversos aspectos das nossas vidas, fazendo-nos ficar conectados praticamente 24 horas em qualquer lugar. Além disso, o poder de processamento dos tablets e smartphones torna esses aparelhos gadgets cada vez mais poderosos – capazes de lidar tranquilamente com as mais diferentes funções.

Entre as ferramentas que mais ganharam vida com essa revolução está a velha e boa jogatina portátil. Antes disso, ou você contava com um Game Boy e apavorava no Pokémon ou, então, tinha que se contentar com o clássico “game da cobrinha” na tela do seu celular monocromático.

Agora, no entanto, esse jogo mudou. Celulares com GPUs, processadores de vários núcleos e telas de alta definição permitem que os games portáteis possam mostrar uma qualidade bem melhor e, por isso, já há uma infinidade de opções de títulos. Até mesmo franquias renomadas – e com uma história de sucesso nos consoles de mesa – estão ganhando versões proprietárias para os gadgets móveis. Aí, no entanto, surge outra questão: e os controles, como é que ficam?

Atentos ao mercado

Muita gente acredita que o crescimento de poder dos tablets e celulares pode estar matando os consoles portáteis. Enquanto isso, há também empresas que estão sempre de olho vivo no mercado, atentas a qualquer boa oportunidade de lucrar. Assim, diversas companhias “ligadas” em tudo o que acontece no mundo da tecnologia vêm lançando acessórios para que você possa se divertir cada vez mais com esses aparelhos. E algo que vem crescendo bastante nesse sentido é o mercado de controles adaptáveis.

Sim, pois se games como Temple Run: Oz e Plants vs. Zombies são ótimos para você jogar utilizando as telas sensíveis a toques, quando a ideia é jogar um título de aventura ou um bom RPG a coisa muda de figura – e ter às mãos todos os comandos de um joystick tradicional é algo que faz muita falta.

Dessa forma, cabe a pergunta: você está virando um gamer hardcore com o seu celular? Então não perca tempo e confira abaixo uma lista com os melhores gadgets desse tipo para que você adapte o seu aparelho.

PowerA Moga – Android

Moga é o controle que você sempre quis em seu Android(Fonte da imagem: Divulgação/Power A)

O Moga, desenvolvido pela PowerA, é o primeiro controle selecionado para a lista. O gadget é compatível somente com aparelhos Android e vem se destacando bastante na mídia graças ao trabalho de marketing feito pela companhia em cima do produto.

O controle se conecta aos aparelhos utilizando o Bluetooth, além de trabalhar também com um programa chamado Pivot, uma espécie de gerenciador que organiza os games compatíveis e serve como uma ferramenta para que você faça ajustes gerais de botões e demais ferramentas.

Para agradar aos jogadores mais tradicionais, o Moga conta com dois manches analógicos, algo já tradicional nos controles de videogames de mesa. Há uma grande quantidade de botões e, como visto acima, todos podem ser configurados. As criticas do Moga (vistas em sites especializados dos EUA) citam, no entanto, que a construção do gadget e o material utilizado lhe dão um aspecto bem frágil. Além disso, os botões são barulhentos e o manche analógico da esquerda é bem ruim.

Moga foi um dos testados pelo The Verge (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Outro ponto destacado é o fato de que o encaixe para o smartphone ou tablet, apesar de ser compatível com diversos modelos, não conta com nenhuma ferramenta de ajuste. Ou seja, você é obrigado a se acostumar com a angulação “vinda de fábrica”, caso contrário pode começar a pensar em vender o seu Moga.

Para utilizar o gadget, você deve contar com um aparelho com sistema Android 2.3 ou superior, além de conectividade Bluetooth, é claro. Nos Estados Unidos, o controle pode ser encontrado nas lojas de eletrônicos, além das grandes magazines online, custando, em média, 49,99 dólares (aproximadamente 96 reais). Além disso, ele também está a venda no próprio site da PowerAClique aqui para visualizar a sua lista de compatibilidade.

SteelSeries Free – Android, iOS, PC e Mac

SteelSeries traz controlador estilizado para aparelhos touchscreenAmpliar(Fonte da imagem: Divulgação/SteelSeries)

O SteelSeries Free é compatível com Android, iOS e até mesmo PCs com Windows e Macs, ou seja, você pode utilizá-lo em quatro plataformas diferentes sem ter problemas. O gadget conta com uma construção bastante sólida, algo que agradou a muita gente. O controle, além de “firme”, também é bastante compacto, algo que anima todos os que desejam carregá-lo por aí sem ter grandes incômodos.

A disposição dos botões lembra muito o Wii U Pro Controller e há alternativas suficientes para você detonar em qualquer tipo de game. Aqui, a bronca também fica por conta do manche analógico. Segundo as análises vistas na internet, a movimentação com o acessório não é suave como deveria e há certo “ruído” quando você o arrasta pelas bordas.

Além disso, outro ponto que chama bastante a atenção (negativamente falando) é o preço cobrado pelo SteelSeries Free: nada menos do que 84,99 dólares – cerca de 170 reais, algo bastante salgado para um acessório. Ele pode ser adquirido junto aos próprios fabricantes em seu site oficial. Clique aqui para conferir a lista de games compatíveis com o gadget.

iControlPad – iOS e Android

Controle já encaixado (Fonte da imagem: Divulgaçao/iControlPad)

O iControlPad pode ser considerado como a opção “original” de compra, pois o gadget foi um dos primeiros acessórios do gênero a serem desenvolvidos. Ele começou a ser idealizado há cinco anos, em 2008, contudo demorou para chegar ao mercado devido às dificuldades de ele ser produzido sem ter uma grande empresa como apoiadora.

O iControlPad conta com um formato retangular e a disposição dos seus botões chega a lembrar o visual de um Game Boy. Os dois analógicos do controle são inspirados nos portáteis, com funcionamento semelhante ao do encontrado no Nintendo 3DS e que desliza inteiro para o lado em vez de “deitar” nas direções desejadas.

O aparelho traz uma construção confiável e bastante sólida. Para encaixar o smartphone ou tablet, ele conta com uma alça em formato de “L”, que precisa ter a sua altura ajustada para que o gadget e o seu portátil consigam montar uma única interface. Isso é feito com um encaixe no formato de alguns buraquinhos na parte traseira do acessório – e que mais parece um cinto.

Encaixe "diferente" do gadget (Fonte da imagem: Divulgaçao/iControlPad)

Esse detalhe é considerado como o grande ponto negativo do gadget. O preço do iControlPad também é um pouco salgado: 69,99 dólares, aproximadamente 167 reais no câmbio atual. Clique aqui para conferir a lista de compatibilidade do aparelho.

GameKlip – Android

Com o case para o S3 (Fonte da imagem: Divulgação/GameKlip)

O GameKlip é a opção para quem acha o controle do PS3 a melhor escolha. O acessório trabalha como uma espécie de adaptador, ligando o controle da Sony ao seu gadget Android. Ele funciona de duas maneiras diferentes: por meio da conexão Bluetooth ou, então, graças à conexão obtida por meio de um cabo USB.

Por somente adaptar um dos controles mais elogiados e vendidos de todos os tempos, o GameKlip já se mostra uma ótima alternativa para muita gente. A estrutura dos encaixes presentes no acessório é bem sólida e ele conta com duas opções: você compra um tipo de case, perfeito para que você fixe o Galaxy S3 ou, então, outro, feito para “diversos aparelhos Android”.

Testando o GameKlip (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Segundo os reviews, quando a conexão por cabo é utilizada, a resposta aos controles é perfeita, dando a impressão de que você está jogando mesmo em um console. Em contrapartida, quando o Bluetooth é o método escolhido, há bastante lag, o que acaba prejudicando o bom desenvolvimento das partidas.

Isso limita bastante a utilização do gadget, pois na lista de compatibilidade é possível perceber que poucos aparelhos funcionam no esquema “plug and play” (clique aqui para conferir a relação). Outros gadgets precisam estar “rooteados” para que trabalhem com o cabo, algo que pode complicar a sua aceitação. Em contrapartida, o preço do GameKlip agrada: 19,99 dólares pelo adaptador + 3 dólares pelo case correto. Ele pode ser comprado no site oficial do gadget.

Gametel – Android e iOS

Gametel lança controle para smartphones e tablets na BGS 2012Acoplado ao smartphone, Gametel se torna um ótimo gamepad (Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

O Gametel é considerado como uma das melhores escolhas entre os acessórios desse tipo. Ele é compatível com Android e iOS e funciona por meio do Bluetooth dos aparelhos. Os seus controles são simples e lembram os video games de 16-bits, pois ele conta com um direcional analógico e uma disposição de botões que parece ter saído de um controle de Super Nintendo.

A construção é razoável e, se os botões aparentam um pouco de fragilidade, o corpo do gadget é bem firme. O encaixe para os aparelhos móveis é bem feito e conecta-se bem à maioria dos dispositivos presentes no mercado.

Gametel lança controle para smartphones e tablets na BGS 2012Braço retrátil e emborrachado para segurar melhor o aparelho (Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

O Gametel custa em média 29,95 dólares (cerca de 57 reais) nos EUA. A boa notícia é que ele também pode ser encontrado no Brasil. No Kabum, ele sai por R$ 210. Clique aqui para conferir a lista de compatibilidade do gadget e as lojas brasileiras que vendem o aparelho.

Acessórios exclusivos do Galaxy S4 – Android

Controle para o Galaxy S4 (Fonte da imagem: Engadget)

O novíssimo smartphone de ponta da Samsung ainda nem chegou às lojas, mas já se sabe que ele deve vir com diferencial muito interessante para os gamers de plantão: um controle proprietário, desenvolvido exclusivamente para a sua interface única.

O acessório traz manches e um posicionamento de teclas que lembra muito o controle do Xbox 360. Até mesmo a cor dos botões é parecida. A integração com o S4 deve ser um grande diferencial para os donos do smartphone. Ainda não há informações sobre como ele funciona ou qual será o seu preço de mercado.

Diversas opções "alternativas"

Diversas opções "diferentes" (Fonte da imagem: Reprodução/Mercado Livre)

Se nenhuma das opções lhe agradou ou passou segurança, saiba que existem diversas outras alternativas invadindo o mercado. Empresas relativamente desconhecidas e aparelhos chineses inundam os sites de compras, oferecendo soluções de todos os tipos, tamanhos e preços.

Basta que você realize uma busca simples em sites como o eBay ou a Amazon, além do próprio Mercado Livre, por exemplo, para encontrar uma enorme lista de alternativas. Em poucos segundos, você tem resultados que mostram aparelhos como o IPEGA PG-9017, o Snakebyte iDroid, o Duo Gamer, o 60beat ou o ION Audio iCade Mobile Game Controller, entre muitos outros.

Nessa corrida, o Android está na frente

Como pudemos ver, o sistema operacional móvel da Apple se apresenta um pouco mais “restrito”, vamos dizer assim, mas isso não impede que existam também boas opções para quem quer detonar nos games portáteis.

Já os controles para o sistema da Google contam com uma grande carta na manga: a liberdade de acesso promovida pelo Android. Aqui os fabricantes podem usar e abusar da conectividade, por exemplo, explorando o WiFi e o Bluetooh como desejarem. Além disso, o robozinho verde leva vantagem em outro ponto: os clássicos.

Há muitas opções para Android. iOS, contudo, não deixa nada a desejar (Fonte da imagem: Reprodução/eBay)

Sim, pois no mundo do Android você é capaz de encontrar emuladores para diversos consoles clássicos, desde os antigos Amiga e Atari até os superfamosos Super Nintendo e PlayStation. Vale lembrar, contudo, que para ter as devidas ROMs dos jogos, é preciso ter também os games originais em fitas ou CDs, caso contrário você está pirateando conteúdo.

No Brasil ainda está difícil

Para comprar algum dispositivo desse tipo aqui no Brasil, você provavelmente terá que suar a camisa. Como ainda não são acessórios populares, esses controles são difíceis de serem encontrados nos estabelecimentos tradicionais, e, mesmo em lojas online, encontrar os produtos se mostrou uma tarefa complicada. Nesse ponto, o Gametel é uma grande exceção.

Fora isso, aqueles que foram achados em lojas brasileiras contam também com um substancial aumento de preço. O Gametel, por exemplo, foi encontrado no Kabum por salgados R$ 179. O GameKlip é o campeão da inflação, saindo por 180 reais e somente à venda por pessoas físicas e no Mercado Livre.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.