Esqueça o livro didático: Portal 2 será sua nova apostila de Física

1 min de leitura
Imagem de: Esqueça o livro didático: Portal 2 será sua nova apostila de Física

(Fonte da imagem: Reprodução/Teach with Portals)

Portal 2 é um excelente game — e ninguém duvida disso. O título foi eleito um dos melhores lançamentos de 2011 graças à sua mecânica diferenciada e excelente história. No entanto, outro ponto em que o título se destaca e que poucos lembram é a física realista. Isso é tão verdade que o jogo passará a ser usado por escolas para ensinar conceitos básicos da disciplina.

O trabalho da Valve na construção do universo da série é tão preciso que a empresa decidiu liberá-la dentro de uma versão especial do Steam voltada especialmente à educação. Com ela, professores e alunos terão acesso a um conteúdo limitado da rede de distribuição e poderão trabalhar gratuitamente com o editor de fases, para que as ideias vistas em sala de aula ganhem aplicação real dentro do jogo.

Isso significa que os estudantes poderão ver toda a teoria da Física e da Matemática ganhando forma graças à Chell e à GLaDOS e, mais do que isso, interagir com esses fatores. Um exemplo disso são os conceitos de quantidade de movimento e impulso, que devem ser levados em consideração na hora de entrar ou arremessar algo em um portal.

A iniciativa da Valve é disponibilizar os primeiros acessos a essa edição pedagógica do Steam já nos próximos meses para um período de testes. Para isso, professores, programas escolares e outras instituições de ensino estão se cadastrando para participar dos primeiros passos do projeto.

Fonte: Teach with Portals, VideoGamer, Joystiq

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.