Khronos lança a versão 1.0 dos drivers e SDKs da API Vulkan

1 min de leitura
Imagem de: Khronos lança a versão 1.0 dos drivers e SDKs da API Vulkan

O Khronos Group lançou nesta terça-feira (16) a versão 1.0 da Vulkan, API gráfica open source que oferece desempenho de alto desempenho para diversas plataformas. Compatível tanto com PCs quanto consoles e smartphones, a novidade é feita para complementar as tecnologias OpenGL e OpenGL ES, servindo como um concorrente direto do DirectX 12 da Microsoft.

O lançamento vem acompanhado por diversos drivers e SKDs que permitem que desenvolvedores iniciem a criação de softwares compatíveis com a nova API. “Estamos extremamente satisfeitos com a execução rápida da iniciativa Vulkan API”, afirmou o cofundador e diretor da Valve, Gabe Newell.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Devido à disponibilidade em várias plataformas, alto desempenho e ecossistema aberto saudável, esperamos ver sua adoção rápida por desenvolvedores em um ritmo que supera a adoção de APIs semelhantes que estão limitadas a sistemas específicos”, complementou Newell.

Através do site oficial do Khronos Group, é possível conferir uma série de demonstrações que indicam as possibilidades oferecidas pela nova API. Além da Valve, empresas como AMD, NVIDIA, Imagination, Intel e Qualcomm também estão apoiando o desenvolvimento da nova tecnologia gráfica.

Você acredita que a Vulkan vai conseguir competir no mesmo nível que o DirectX 12? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.