Em uma entrevista concedida ao site VentureBeat, Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter V, falou de maneira bastante aberta sobre o modo história do novo jogo. Segundo ele, a decisão de disponibilizar essa opção surgiu graças a pedidos frequentes dos fãs, muitos deles entusiasmados por produções como Street Fighter: Assassin’s Fist.

Ono explica que isso fez com que a Capcom começasse a estudar o que foi feito em competidores como o reboot de Mortal Kombat e decidisse trazer algo semelhante para seu próprio game. “Em termos de história, desde Street Fighter 2, a história sempre seguiu o padrão ‘aqui está seu personagem, ele vem daqui, você joga tudo e aqui há um final’”, explicou o produtor.

“Decidimos colocar nossos esforços em algo genuíno... estamos chamando de uma expansão da história. Street Fighter V é baseado em um modelo de negócios em que vamos continuar dando suporte ao jogo e oferecendo várias atualizações. A atualização com a história vai ser oferecida de forma gratuita”.

Segundo Ono, o jogo vai chegar às lojas com uma espécie de prólogo para a história de cada lutador disponível, cujo desenrolar vai ser totalmente desenvolvido com o lançamento da expansão. “A partir de junho, qualquer um que tenha o disco pode conseguir esse conteúdo de graça. Em algum momento eles vão receber esse download realmente grande”.

Trazendo sentido à história

O produtor explica que um dos principais desafios encarados por sua equipe foi trazer coerência ao universo do game. Segundo ele, cada jogo da série se passa em um ponto específico de uma linha do tempo que não segue uma estrutura coesa.

“O conceito de Street Fighter V é mostrar os eventos que aconteceram entre Street Fighter IV e III. Na linha do tempo, temos Alpha, então Street Fighter II, Street Fighter IV e Street Fighter III. Vamos fazer uma ponte entre os eventos de IV e III na linha do tempo. Isso finalmente vai fechar as brechas e criar uma história funcional. Isso é provavelmente um pouco mais difícil de entender do que Star Wars [ri]”, explica Ono.

“É um pouco constrangedor falar isso, mas depois de estar envolvido com a história de Street Fighter por tanto tempo, essa é a primeira vez em que termos esse nível de trama, dita em um tom muito sério. Estamos colocando muitos esforços nisso. Queremos fazer algo apropriado aos fãs de longa data assim como para quem é novo na série. A extensão das cenas postas juntas supera uma hora. Estamos realmente ansiosos para ver como a história se desenrola”.

O que você espera do modo história de Street Fighter V? Comente no Fórum do TecMundo