Aconteceu: o PlayStation 4 foi oficialmente desbloqueado

1 min de leitura
Imagem de: Aconteceu: o PlayStation 4 foi oficialmente desbloqueado

Um desenvolvedor chamado CTurt postou, há pouco, uma mensagem em sua conta do Twitter, contando como conseguiu realizar o primeiro jailbreak em um PlayStation 4. Isso significa que as portas para a modificação do console e os chamados aplicativos “homebrew” agora estão abertas.

Infelizmente isso também pode abrir portas para a pirataria de jogos, algo que, como sabemos, prejudica o mercado de games como um todo. Contudo, vale lembrar que os games também possuem um sistema de proteção e que esse ainda não parece ter sido quebrado. Mas só os próximos dias comprovarão.

De acordo com as informações enviadas por CTurt, o feito foi executado em um console com o firmware 1.76. Ele conseguiu aproveitar um exploit do sistema disponível nessa versão para injetar um código externo no sistema, assumindo o controle do hardware.

O mesmo tipo de jailbreak já foi realizado no Nintendo Wii há alguns anos e também no iPhone, desde o primeiro modelo lançado em 2007.

Nesses casos, uma simples atualização do firmware bloqueia o jailbreak, fazendo todas as modificações deixarem de funcionar — Algo que certamente a Sony já está correndo atrás e não é de se esperar que aqueles que forem pegos utilizando um sistema modificado tenham suas contas e consoles banidos da PSN.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.