Do novinho ao vovô: 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos jogam video game

2 min de leitura
Imagem de: Do novinho ao vovô: 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos jogam video game

Uma pesquisa, divulgada nesta semana pela NPD Group, revelou que 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos jogam títulos em alguma plataforma, seja mobile, PC ou console. E não pense que são poucos os quarentões e cinquentões que se encaixam nas estatísticas: de acordo com os dados do Brazil Gaming 2015 Report, 65% dos brasucas de 45 a 59 anos estão na ativa.

“O Brasil é claramente um emergente na indústria de games e tem potencial para crescer muito mais nesse meio”, afirma Liam Callahan, analista do NPD Group, que completa dizendo que o país é uma parte essencial do mercado.

Metade do grupo de 13 a 59 anos dispõe dos três dispositivos mais usados para jogar: PCs, consoles e aparelhos mobile. Entretanto, no geral, quando perguntado qual é a principal plataforma usada, os consoles saem na frente e o PC fica em segundo colocado, seguido por smartphones, tablets e portáteis dedicados.

Não existe idade para ser gamer

Não fique achando que é só a molecada que aproveita. O relatório mostra que 65% dos brasileiros entre 45 e 59 anos estão ativos na jogatina. Portanto, na próxima vez que seu amigo chegar em você dizendo que a avó dele tem Facebook, pode retrucar dizendo que a sua zerou Dragon Age: Inquisistion que não vai parecer estranho.

O tempo médio de jogo dos nossos gamers é de 15 horas por semana, sendo que os adolescentes são mais assíduos, ficam na frente das plataformas 19 horas no mesmo período. Ok, vamos dar um exemplo mais “palpável”: algumas obras, como The Witcher 3 e Metal Gear Solid V, podem oferecer mais de 100 horas de aventuras. Sendo assim, o brasileiro comum leva seis semanas para fechar completamente títulos como esses — mas, sejamos sinceros, sempre conhecemos um doido que zerou em uns três ou quatro dias.

Compras

Outro dado importante da pesquisa mostra que estamos comprando mais jogos e produtos por canais oficiais — é claro que ainda tem quem prefira usar alternativas, como importar de outros países. O relatório afirma que 62% de todas as compras são feitas em lojas credenciadas ou pelos sites das fabricantes.  

Todas essas informações citadas no Brazil Gaming 2015 Report mostram que o nosso país é um dos maiores destaques da indústria de games. O que mais queremos é que o governo consiga ver o potencial desse mercado e pare de cobrar impostos absurdos em cima desses materiais para que, finalmente, os jogadores brasileiros possam desfrutar de um bom título com um preço justo.

Quanto tempo você joga por semana? Comente no Fórum do Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.