Saiu! Conheça o Cemu, primeiro emulador de Wii U lançado para PCs

2 min de leitura
Imagem de: Saiu! Conheça o Cemu, primeiro emulador de Wii U lançado para PCs

Com a constante evolução de hardware e a complexidade cada vez mais alta na fabricação dos consoles – e, claro, na produção de jogos para eles –, os desenvolvedores de emuladores não têm conseguido levar à frente seus projetos no segmento de video games. Porém, nesta terça-feira (13), um programador parece ter conseguido desvendar parte do mistério acerca do sistema do Wii U e liberou um emulador funcional para os PCs, capaz de rodar os títulos feitos exclusivamente para a plataforma da Big N.

Assim como outras soluções do estilo, o produto que responde pelo nome de Cemu se mostra teoricamente capaz de renderizar os gráficos do console original de forma ainda mais refinada – aplicando filtros de imagem e mantendo uma alta resolução. A ideia é que o programa consiga usar todo o poderio do hardware dos computadores para rodar os games da plataforma da Nintendo em 1080p – contanto que o material original dê suporte ao formato, como é o caso Super Smash Bros. for Wii U e The Legend of Zelda: The Wind Waker HD.

Exzap, o criador do software, indica ainda que, como o Cemu está em fase inicial de desenvolvimento, tem uma série de restrições: não há suporte para controles, sendo necessário utilizar o teclado para navegar pelos menus e jogar; o produto ainda não está otimizado, resultando em crashes constantes e frames baixíssimos ao rodar os games; e, por último, é exigido uma máquina com Windows 10 – versão 64 bits – para executar adequadamente o programa, principalmente por conta do uso do DirectX 12.

Além disso, o software ainda não dá suporte a áudio, não foi testado em placas de vídeo da AMD e requer equipamento compatível com OpenGL 3.3 para funcionar – ainda que de forma rudimentar. Por conta disso, como é possível conferir no vídeo e na galeria mais acima, a experiência de quem está testando o brinquedinho está sendo bem variada. Enquanto alguns conseguem experimentar até trechos do gameplay do Wii U, outros brecam na abertura dos games ou, pior ainda, na tela inicial do emulador.

Muita calma nessa hora!

Embora o link para download do Cemu seja público e o material esteja hospedado no GitHub, há pelo menos dois elementos que restringem o uso do projeto criado por Exzap. O primeiro deles é que, mesmo se você tiver uma máquina poderosa em casa – com processador, placa de vídeo e memória de sobra –, não é garantido que o programa vá rodar adequadamente os títulos do console.

Em segundo lugar – e o mais importante – é que, assim como ocorre com outros emuladores, só não é ilegal colocar para funcionar esse combo de PC e jogos de Wii U se o usuário tiver tanto o video game como os games originais em casa – e mesmo essa afirmação ainda se encontra naquela “área cinza” na discussão sobre o assunto. Do contrário, você estará colaborando com a pirataria que atrapalha bastante a indústria.

RAPAZ! Emulador de Wii U finalmente é lançado na internet! Comente sobre o programa no Fórum do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.