Valve responde a rumores que confirmam o desenvolvimento de Half-Life 3

3 min de leitura
Imagem de: Valve responde a rumores que confirmam o desenvolvimento de Half-Life 3
Imagem: Gamekyo

Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, OVNIs ou Half-Life 3. Todos nós já acreditamos na existência de algumas coisas mesmo quando tudo parecia indicar que, na realidade, nossas crenças não passavam de pura ilusão causada por pensamentos positivos. No entanto, se você ainda crê na possibilidade de a franquia mais famosa da Valve ganhar um terceiro episódio, o pessoal do canal The Know do YouTube tem uma notícia boa – e outras nem tanto – para dar.

Citando fontes internas da empresa, a equipe do canal afirma que Half-Life 3 está sim em desenvolvimento e revela que o processo já está em andamento desde 2009, mas uma série de mudanças ao longo dos anos dificulta o lançamento do jogo. Segundo eles, o título já possui um roteiro, história e eventos presente no game totalmente definidos, mas passou das mãos de uma equipe grande para outra com menos de 10 pessoas.

O dinheiro fala mais alto?

Depois de ver os fãs apaixonados da franquia Mass Effect se voltarem raivosamente contra a Bioware após tudo o que ocorreu com o terceiro título da série, os desenvolvedores teriam passado a recear que isso também acontecesse com Half-Life. Essa hesitação fez com que a Valve decidisse mover os membros da equipe original da sequência para outros projetos que necessitavam de atenção, levando a um esvaziamento do time responsável pelo jogo.

Segundo as fontes do The Know, esses funcionários foram reposicionados pela empresa para cuidar de projetos que dão mais dinheiro, como o Steam e as microtransações dos seus jogos free-to-play. A equipe do canal afirma que a receita total da plataforma de distribuição de games para PC em 2014 teria girado em torno do US$ 1,5 bilhão recebidos pela Valve, segundo estimativas conservadoras.

DotA 2, CS: GO e Team Fortress 2 garantiram mais milhões para a companhia no ano passado. Somando a isso os 30% recebidos pela empresa sobre jogos de terceiros, o número chega a milhões. Ainda que o lançamento de Half-Life 3 atingisse a generosa quantia de 12 milhões de cópias vendidas com preço total, o valor recebido pela Valve atingiria “apenas” milhões. Dessa forma, não há pressão financeira para estimular o investimento no jogo.

Trolls em ação

Por mais que as afirmações soem desanimadoras, ainda não parece ser o momento de abandonarmos todas as esperanças. Respondendo a um email enviado por um usuário do Reddit, o designer da Valve Marc Laidlaw afirmou que não pode falar sobre os procedimentos da companhia, mas diz que as informações divulgadas passam a impressão de que tudo não é mais do que boatos lançados por “trolls”.

“Fontes anônimas vêm postando especulações disfarçadas como conhecimento interno desde o adiamento do primeiro Half-Life em 1997. Se serve de consolo, podem ficar tranquilos de que, pela minha experiência na Valve, o medo é a última coisa que poderia determinar uma decisão sobre em que vamos trabalhar”, afirmou.

Universo expandido é para os fracos

O usuário do Reddit também perguntou a Laidlaw se não era possível lançar um livro ou HQ contando os eventos de Half-Life 3, já que a história já teria sido concluída. Em resposta, o designer afirmou que o enredo da série é criado ao longo do processo de descoberta das melhores formas de usar os recursos da engine dentro das limitações da franquia.

“A história parte do jogo. Ela não existe como um roteiro separado que é enviado para game designers na expectativa de que de alguma forma eles tornem tudo atrativo por meio de puzzles e combate... o enredo se desenvolve enquanto tentamos resolver o problema que é a forma de fazer um título divertido”, conclui Laidlaw, esclarecendo definitivamente que provavelmente jamais veremos filmes ou outras mídias complementando o universo de Half-Life.

Façam suas apostas: Half-Life 3 vai sair algum dia ou não? Dê seu palpite no Fórum do Baixaki Jogos

Via Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.