CSR 2: a ambição de aproximar gráficos de mobile aos de consoles

3 min de leitura
Imagem de: CSR 2: a ambição de aproximar gráficos de mobile aos de consoles

Os que acompanham o mercado certamente devem se lembrar do nome Don Mattrick, que assumiu o posto de chefe da Zynga – à beira da falência na época – após ter dito coisas infelizes em seu cargo na Microsoft. “Quem não puder se conectar à internet tem o Xbox 360 para jogar”. Vocês se lembram disso, certo? Mas o fato é que, agora, a Zynga começa a criar um portfólio ambicioso, e o game CSR 2 faz parte dele.

Ao pensar na publisher, nomes como “FarmVille” e afins vêm à mente, ainda mais com aquela enxurrada de convites que seus amigos (malas) te enviam no Facebook. Quem diria que a companhia é capaz de entregar muito, muito mais que isso? Na E3 2015, o game CSR 2, da desenvolvedora NaturalMotion, foi um dos destaques no setor mobile.

E como a Zynga vai convencer?

Essa pode ser a questão mais pertinente da comunidade. Afinal de contas, a companhia encheu seu porquinho com títulos como FarmVille e Zynga Poker, que não têm o mesmo embalo que antes, naturalmente. E convenhamos: são jogos “sociais” nascidos no Facebook e posteriormente portados a dispositivo mobile graças às tendências do mercado.

Quando a fórmula “casual” da empresa começou a se esgotar – diferentemente do que ocorre, por exemplo, com um Plants vs. Zombies da vida ou um Candy Crush –, a derrocada passou a ser algo iminente, e a Zynga começou a perder seus milhões, tanto em base de usuários quanto em dinheiro mesmo. A empresa ficou à beira da falência, conforme mencionado.

Mas a entrada de Don Mattrick, quem diria, deu novos ares à companhia. O cara saiu como “carrasco” da Microsoft ao desmerecer aqueles que não têm conexão à internet, no período em que o Xbox One estava com aquelas ideias de DRM e conexão obrigatória para ser utilizado. Mattrick entrou com um foco em “expandir” o portfólio e redistribuiu a equipe da Zynga para realocar outros profissionais em determinados setores.

O talento da NaturalMotion

Alguém aí conhece a Euphoria, uma engine de animação de jogos baseada em movimentos dinâmicos? Aplicada em games como GTA, Red Dead Redemption e tantos outros? Pois bem, ela foi criada por ninguém menos que a NaturalMotion.

A desenvolvedora passou a fazer games com o seu selo em 2009. Dali nasceu o viciante Backbreaker Football e, a partir de 2010, a NaturalMotion ganhou uma nova divisão: a NaturalMotion Games. Após esse período, despertou-se um enorme interesse da empresa pelos games na área mobile, que estavam enxergando um horizonte exponencial de crescimento.

Ok, fale-me logo sobre CSR2!

Esse contexto todo serviu para posicionar você, leitor, com relação à competência da NaturalMotion e para constatar que o próximo passo da ambição da companhia quer quebrar paradigmas.

Após anos de experiência, a desenvolvedora lançou CSR Racing, desenvolvido em colaboração com um estúdio chamado Boss Alien. O game foi lançado em 2012 para iOS e chegou a faturar US$ 12 milhões por mês – a Boss Alien, àquela altura do campeonato, havia sido comprada pela NaturalMotion.

Agora, a gigante dos dispositivos móveis quer trazer CSR 2, apresentado na E3 deste ano e, sem qualquer sombra de hesitação, o game mais lindo que já vimos num aparelho mobile.

A demo do game foi apresentada num iPad Air 2, o tablet mais recente da Apple, e está simplesmente estupenda, como você pode conferir no teaser que abre esta notícia. O aparelho mostrou CSR2 em seu ambiente nativo, em tempo real, sem qualquer resquício de serrilhado ou coisa do tipo.

Projetado numa TV, em que a imagem ficou, naturalmente, um pouco lavada, o game tem detalhes que ficam pertinho daquilo que vemos em consoles, com uma garagem altamente detalhada e carros como McLaren, Lamborghini e Ferrari. A ideia do game é oferecer uma personalização absurda com as corridas. A monetização viria a partir do seu desejo: quer peças melhores? Rale no jogo ou compre para conquistá-las.

No iPhone 6, o desempenho é igualmente maravilhoso, diz a Zynga. Tanto que as imagens que ilustram esta notícia são capturas do smartphone, segundo a empresa. E não é que a coisa se parece com aquilo que vemos em consoles mesmo?

Bela redenção, Zynga. Aguardemos o CSR2 no PlayStation 4, Xbox One e... Opa, esqueçam, o game só chegará nas plataformas mobile, com um lançamento inicial no iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.