Screentendo: aplicativo transforma tela do Mac OS em fase de Mario [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Screentendo: aplicativo transforma tela do Mac OS em fase de Mario [vídeo]
Imagem: Aaron Randall

Um desenvolvedor chamado Aaron Randall criou um projeto bastante divertido para quem sempre imaginou as páginas de internet como fases para jogos de plataforma. Trata-se de um aplicativo chamado Screentendo, um software que transforma absolutamente tudo o que é mostrado na sua tela do PC em um gigantesco cenário de Mario.

A ideia, como o vídeo abaixo mostra, é incrivelmente simples. Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo, definir a área do mapa redimensionando o tamanho da janela do Screentendo e clicar no programa para que ele faça todo o resto. Em questão de segundos, temos uma fase de Mario prontinha para você brincar, com direito à possibilidade de controlar nosso famoso encanador.

É claro que, como uma simples prova de conceito, não há inimigos, itens ou um fim para o cenário, o que impede toda a brincadeira de ficar mais interessante. Mesmo assim, o aplicativo agrada pela execução divertida e simples – e você ainda pode aproveitar para quebrar alguns blocos, ao menos.

Para quem ficou curioso em saber mais do funcionamento, é possível conferir uma explicação detalhada de todo o processo através do blog de Randall. Mas a ideia, em resumo, é usar capturar uma imagem sob a janela do aplicativo e, utilizando uma série de filtros, criar um mapa quadriculado de áreas pretas e brancas. As primeiras, formadas pelas áreas mais escuras da página, tornam-se blocos, enquanto o resto se mantem vazio.

Só para o Mac OSX

Se você gostou da ideia do Screentendo e quer testá-la por si mesmo, é possível compilá-lo em seu próprio Mac OS X, caso possua o CocoaPods instalado em seu sistema. Basta clicar aqui para fazer o download do projeto e executá-lo. Infelizmente, o aplicativo não possui suporte para o Windows.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.