Rumor atômico: brasileiros supostamente conseguiram desbloquear o PS4

2 min de leitura
Imagem de: Rumor atômico: brasileiros supostamente conseguiram desbloquear o PS4

Sim, parece que o mercado de jogos está prestes a encarar uma bomba: o desbloqueio do PlayStation 4 com jailbreak.  Ainda por cima, feito por brasileiros. A cada nova geração de consoles, essa corrida é estabelecida. Enquanto no PS2 ela foi resolvida em pouco tempo, no PS3 ela levou uns bons anos para ser finalizada e não era algo tão fácil. Mas, vamos entender um pouco melhor os fatos antes de cravarmos a bandeira BR como “os primeiros desbloqueadores do PS4 no mundo”.

A Medic Games, empresa que faz assistência em video games na Bahia, escreveu o seguinte post no Facebook: “Estamos aqui para solicitar humildemente a todos que, por favor, não insistam na questão do treinamento sobre o nosso sistema de instalação de pacote de jogos no PlayStation 4, levando em conta que somos pioneiros no Brasil a desenvolver e aplicar esse sistema de maneira completa e 100% funcional”. O post, na íntegra, você lê aqui.

A faísca acendeu

O texto, inofensivo sob os olhos de pessoas não familiarizadas com o assunto, indica algo mais muito mais “agressivo”: o possível desbloqueio do PS4.

Ao pesquisar sobre a Medic Games, vemos outras respostas dadas aos clientes que explicitam mais ainda a ação. “Para PS4, instalamos pacotes de jogos no HD interno. Está R$ 250, 5 jogos (...) Instalamos os jogos no seu PS4 e você continua jogando ON e OFF”.

Um dos sites mais especializados em jailbreak, o Wololo.net, já está ligado no caso. Porém, de acordo com um dos colunistas, ainda é preciso tomar cuidado. Possivelmente, tudo não passa de uma peça publicitária feita pela empresa Medic Games.

Como seria feito o desbloqueio?

Ao notarmos as fotos utilizadas pela empresa, vemos que existe a imagem do Raspberry Pi. Ele deve ser o fator principal no desbloqueio do console. Ao ser inserido no sistema antes de ler o jogo no HD, a placa (devidamente configurada) poderia ser interpretada como um exploit externo.

Como notamos, enfiar uma placa dentro do video game não é uma solução elegante. Porém, pode ser uma das portas do desbloqueio se ele conseguir enganar o console para rodar um jogo pirateado no HD imaginando estar no sistema operacional original.

Ainda existem muitos céticos sobre isso. O pessoal do Wololo, clientes na página da Medic Games — e até nós mesmos. Mas, na página da empresa, eles ainda fazem duas revelações: “estamos próximos da fazer a mesma coisa com o Xbox One” e, na semana que vem, “divulgaremos um vídeo mostrando o resultado”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.