Updates da Microsoft vão permitir ligar Xbox One diretamente pelo celular

2 min de leitura
Imagem de: Updates da Microsoft vão permitir ligar Xbox One diretamente pelo celular

A Microsoft continua fazer ajustes finos em suas plataformas de jogos, ficando sempre de olho na experiência e nos pedidos dos usuários para escolher o que vai ser implementado em cada patch. Nesta quarta-feira (22), a empresa revelou grande parte das funcionalidades que devem ser incorporadas na próxima atualização do console, no aplicativo do Xbox e na interface dedicada ao Windows 10. Um dos recursos que deve dar as caras em breve é a possibilidade de ligar e desligar o video game simplesmente dando o comando pelo celular.

Uma extensa lista de adições à plataforma foi publicada pelo Major Nelson no site Xbox Wire e, entre elas, está exatamente a ideia de permitir que usuários de smartphones com o aplicativo SmartGlass – disponível para aparelhos com Windows Phone e Android – possam ativar o console sem precisar estar perto do local. A ferramenta é uma mão na roda para quem já estiver no conforto da cama e esquecer o Xbox One ligado na sala ou para pais que não aguentam mais o filho no multiplayer de Halo: The Master Chief Collection até altas horas.

Outras novidades são a implementação das opções de gasto de energia e a continuidade dos testes de mensagens de voz no app mobile. A adição do modelo Instant-on, que deixa o video game ponto para receber atualizações e ligar rapidamente, e do modo de economia de energia, que faz o dispositivo adormecer quase que totalmente – gastando pouquíssima eletricidade –, finalmente devem chegar a todos usuários. A possibilidade de enviar e receber mensagens sonoras, por sua vez, continuam restritas aos participantes da plataforma Preview.

Integração com Windows 10 segue firme

Grande parte dos recursos, porém, ficam reservados ao aplicativo Xbox para o Windows 10. Quem estiver recebendo os updates do Preview vai poder testar o sistema de Game DVR, uma barra que permite gravar clipes de seus jogos favoritos. Assim que o patch com a ferramenta é instalado, pode-se utilizar comandos dentro do próprio sistema operacional para registrar vídeos curtos, fazer capturas mais longas – determinando o ponto de partida e o de encerramento – e, claro, tirar screenshots da sua sessão de jogatina.

Exemplo do Game DVR gravando um pouco de Ori and the Blind Forest.

O software do Xbox para Windows 10 vai receber ainda todos os recursos para que você possa criar e customizar seu avatar, utilizando todas as opções de aparência e vestimentas já conhecidas dos proprietários do console da Microsoft. Será possível também configurar como se dará o compartilhamento do seu nome real – algo já presente no próprio Xbox One –, escolhendo se ele fica visível apenas para seus amigos ou para qualquer um que acesse o seu perfil.

Os drivers para o controle do video game da nova geração também passam a ser nativos na próxima build do Win 10, garantindo que você não precise mais baixar nada separadamente se quiser utilizar o gamepad sem fio no computador. Confira o vídeo no início da matéria – em inglês – para ter noção geral das mudanças trazidas nesses futuros updates da família Xbox.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.