Guerra dos Tronos real: versão de Game of Thrones da política brasileira

1 min de leitura
Imagem de: Guerra dos Tronos real: versão de Game of Thrones da política brasileira

E se pensássemos no atual cenário político brasileiro como se ele fosse uma versão de Game of Thrones? Antigos aliados que se unem com o inimigo, apoios baseados em interesses de ocasião, antigos mandatários movendo-se incessantemente para voltar ao poder, disputas épicas, traições internas, o poder do trono em risco constante.

Visão geral do mapa. Fonte da imagem: Reprodução/AheadMkt

As mesmas tramas que permeia a série de sucesso da HBO também estão presentes nas manchetes dos jornais e nos bastidores do jogo político brasileiro. Por isso, a Ahead Marketing Político lançou um site com “A Guerra dos Tronos da Política Brasileira”, que consiste num mapa interativo trazendo as relações da política nacional, suas ligações, tramas e conflitos com base na série da HBO.

Game of Thrones já havia inspirado uma comparação com a política brasileira em 2013, quando foi lançada a primeira versão desse mapa, mas essa nova versão chega ampliada, atualizada com o novo cenário político e com muitas novidades.

Detalhe da "Casa Dilma". Fonte da imagem: Reprodução/AheadMkt

Neste mapa, onze Casas lideradas por políticos notórios se enfrentam para conquistar o direito de se sentar no Trono de Ferro, hoje ocupado por Dilma Rousseff. Dilma, antes integrante da Casa Lula, desenhou seu espaço no cenário nacional e agora tem sua própria Casa no jogo. Ela luta para manter seus aliados do Jardim do Meio e mantém os olhos bem abertos para possíveis investidas do Vale Tucano, atualmente a grande força de oposição à hegemonia real.

Detalhe das "Casa Aécio" e "Casa Kassab". Fonte da imagem: Reprodução/AheadMkt

Segundo os idealizadores, a ideia do projeto é funcionar como uma alternativa para entender melhor o contexto político nacional sem a burocracia com que o tema é tratado normalmente.

“Apesar de as pessoas passarem a falar mais sobre política, o assunto continua árido, difícil de entender em muitos casos. O cenário político atual é complexo, cheio de ligações que muitas pessoas desconhecem. Por isso, resolvemos traduzir esse momento político. Fizemos isso pegando carona em elementos da cultura pop, com o objetivo de mostrar que é possível compreender a política, por mais densa que pareça ou por menos conhecimento que se tenha sobre o assunto.”, diz Arnaldo Azevedo, mentor do projeto.

As "Ilhas Cristãs" e a "Casa Cunha". Fonte da imagem: Reprodução/AheadMkt

Cada grande casa política ainda tem sua biografia contada no estilo Game of Thrones. Fonte da imagem: Reprodução/AheadMkt

E você, o que achou dessa versão dessa Guerra dos Tronos da política brasileira?

Via MinhaSérie

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.