BJ Lista: os 10 jogos mais difíceis deste século [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: BJ Lista: os 10 jogos mais difíceis deste século [vídeo]

Chegou a hora de mais um BJ Lista. E já começamos com uma pergunta: você se acha bonzão nos games, daqueles que se diz “O” hardcore e que zoa os amigos que jogam no modo fácil – ou melhor, que chama de noob qualquer um que não joga na dificuldade máxima? Então saiba que essa lista é para você.

Isso porque, no vídeo de hoje, trazemos nada menos do que os dez games que nós aqui do BJ (e vamos frisar bem essa parte, porque nenhum de nós aqui é dono da verdade absoluta) achamos os mais difíceis. Lembrando, é claro, que estamos falando apenas daqueles deste século, então nada de jogos como E.T., Zelda 2 ou Castlevania 2 por aqui.

Os vencedores

10 - Trials HD

Mesmo estando em décimo lugar, não espere moleza por aqui. Como o próprio nome do título diz (“Trials” significa “Provações” em inglês), o game traz pistas de obstáculos simplesmente absurdas, que só não se tornam impossíveis graças aos controles precisos e a física realista.

9 - Surgeon Simulator

Se em uma situação normal uma pessoa leva anos de estudo, treino e dedicação para realizar uma cirurgia, então imagine fazer isso com um dos games com controles mais zoados (propositalmente) dos últimos tempos? É sério: ter que controlar cada dedo da mão virtual com seus próprios dedos não é só bizarro, como também faz com que segurar uma simples ferramenta vire uma tarefa quase impossível.

8 - New Super Luigi U

Jogar Super Mario pode ser fácil, graças aos controles precisos do personagem. Mas a situação muda totalmente em New Super Luigi U, já que o game pede não apenas saltos absurdos, como também não possui qualquer chekpoint. Como se isso não fosse suficiente, você ainda tem que passar por cada fase com o tempo sempre quase acabando – e pedir a ajuda dos amigos só torna a bagunça maior.

7 - Mega Man 9

Apesar da cara do século passado, Mega Man 9 é um game bastante recente, lançado em 2008. Os gráficos das antigas não só enfeite, claro. A jogabilidade do título é como dos primeiros da série: controles extremamente precisos, mas desafios extremos. Então esteja preparado para morrer muitas, mas muitas vezes.

6 - F-Zero GX

Conhecida como uma franquia já naturalmente difícil, F-Zero GX simplesmente chutou o balde nesse aspecto, trazendo desafios que realmente nos dão a impressão de jogar um game impossível (acredite, você vai cair da pista em praticamente todas as curvas). E se nas partidas normais isso é uma impressão, no modo história você vai ter certeza absoluta, tamanha a precisão pedida de sua direção e a agressividade de seus adversários.

5 - Super Meat Boy

Culpado pelo nascimento de metade dos games indie mais difíceis do mercado, Super Meat Boy engana, de início, como um jogo bonitinho. Mas logo ele mostra o que é o verdadeiro horror, com fases onde praticamente tudo é seu inimigo e obstáculos que pedem saltos absurdos para sobreviver. Tudo acaba valendo a pena, no entanto, graças aos controles tão precisos que beiram a perfeição.

4 - Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

Outra daquelas séries conhecidas por sua dificuldade absurda, DMC 3 merece um prêmio nesse aspecto por um motivo simples: ele é tão difícil, mas tão difícil, que a Capcom resolveu lançar uma edição especial, mais fácil do que o original, no território ocidental. Tudo para que gamers que não os mais viciados pudessem terminar a aventura.

3 - I Wanna Be The Guy: Gaiden

Que tal jogar um game que já mata você ainda na tela de seleção de fases – e faz isso de novo, de novo e de novo? Pois é. Considere-se “O Cara” simplesmente por não morrer e conseguir desviar do peixe; e da explosão; e da planta carnívora escondida; para chegar até o começo do primeiro nível.

Acha que estamos exagerando? Então confira um de nossos gameplays com este joguinho, mostrando nosso mito dos games morrer centenas de vezes para os mais bizarros e nonsense dos obstáculos que aparecem pela frente. E se nem isso fizer você pensar assim, então por que não baixa o jogo para descobrir por si mesmo? Afinal, I Wanna Be The Guy: Gaiden pode ser jogado de graça – só não diga que não avisamos.

2 - Ninja Gaiden Black

O resultado do que acontece quando você pega um game que já é difícil e deixa os inimigos mais fortes e inteligentes, Ninja Gaiden Black é daqueles jogos que você simplesmente não vai querer largar. Tudo graças aos controles, que fazem seu personagem e seus movimentos parecerem uma extensão sua.

Mas isso, é claro, até que você tenha que cair na porrada com o primeiro chefão, e perceba que não sabe absolutamente nada do jogo. E o pior é ver o game nos zoando, perguntando se você quer uma dificuldade menor depois de morrer pela centésima vez (o que fica bem comum rapidinho, vale avisar).

1 - Demon’s Souls

O game que deu início a uma das séries mais aclamadas da última geração, Demon’s Souls introduziu um conceito simples, mais extremamente desafiador para a jogatina. Nele, você não é um herói capaz de partir qualquer coisa ao meio com um peteleco, e sim um reles humano que, mesmo usando uma armadura, não teria a menor chance de aguentar a machadada de um monstro de três metros de altura – algo que, aliás, você vai acabar descobrindo já no tutorial.

Como se não fosse suficiente, tudo aqui, dos itens de cura aos equipamentos, são escassos e devem ser usados com cuidado. Se morrer, todas as suas almas (moeda e fonte de poder na aventura) devem ser recuperadas no ponto onde foi derrotado; morra de novo e a “poça” de almas anterior, com todas as suas horas de trabalho, desaparece para sempre. E esteja preparado, pois isso vai acontecer muitas e muitas vezes.

Apenas vamos deixar claro que Demon’s Souls é difícil, mas nem de longe injusto, graças a controles extremamente precisos. Assim, se você morre, nunca sente que foi algo roubado, e sim uma falha em sua estratégia; o que, por sua vez, o faz querer tentar de novo sempre que perde.

Menções honrosas

Os games de nosso Top 10 podem ser alguns dos mais difíceis da história, mas eles definitivamente não são os únicos. Assim, confira também uma pequena menção honrosa de jogos que também prometem fazer você suar a camisa:

E assim, terminamos com mais uma pergunta: qual a sua lista de jogos mais difíceis? Deixe suas opiniões nos comentários e fique de olho no próximo BJ Lista.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.