KoGaMa: game de navegador semelhante a Minecraft que está ganhando espaço

5 min de leitura
Imagem de: KoGaMa: game de navegador semelhante a Minecraft que está ganhando espaço
Imagem: KogamaPlaneta

Se você é da turma que gosta de games, provavelmente já deve ter ouvido falar de Minecraft. Mesmo que você não tenha experimentado o jogo da Mojang, é grande a chance de já ter visto alguma notícia sobre ele aqui no TecMundo ou no BJ.

Alguns podem até não ter gostado do título, mas é difícil negar o sucesso que ele faz. Nesta matéria, apresentaremos um jogo que lembra bastante Minecraft e que tem chamado a atenção do público gamer. Trata-se de KoGaMa, um game online que traz um estilo sandbox cujo o principal objetivo é construir cenários com blocos.

Como tudo começou

O game nasceu na Dinamarca e seus idealizadores tinham como principal objetivo construir uma plataforma através da qual cada um pudesse criar os seus próprios jogos. A ideia ganhou vida em 2011; inicialmente, o título estava disponível apenas no continente europeu.

No entanto, no ano seguinte, a América ganhou servidores dedicados e o jogo passou a ser ainda mais popular, contando, naquela época, com mais de 21 mil usuários registrados e acima de 57 mil projetos cadastrados. No Brasil, a ideia chegou em maio de 2013 e foi totalmente traduzida pelo site Click Jogos antes de ser disponibilizada para a população.

Fazendo funcionar: muito fácil

KoGaMa é um jogo online e roda diretamente no navegador. Ele exige a instalação do plugin Unity Web Player, adicional necessário para executar programas desenvolvidos na plataforma Unity. Por conta disso, o game limita-se apenas aos computadores.

Mas acalme-se: se as palavras “instalação” e “plugin” parecem tornar o processo complicado demais, saiba que tudo é muito simples. Ao iniciar uma partida, se a execução detectar que o PC não possui o plugin, é oferecido um link para download. Depois de baixá-lo, bastar prosseguir com a instalação, seguir os passos e pronto. O game já está pronto para rodar.

Chega de papo: vamos jogar

Outra vantagem que KoGaMa oferece é a possibilidade de desfrutar todos os jogos sem ao menos estar registrado. Porém, caso você se cadastre, poderá aproveitar inúmeras vantagens interessantes. A primeira delas é poder escolher um avatar: existem seis opções diferentes e com certeza uma delas chamará a sua atenção.

Além disso, também é possível editar completamente o seu personagem. Pode-se modificar, por exemplo, partes do corpo, alterar a cor e também adicionar acessórios para tornar a aparência mais estilosa e única.

Todos os jogadores têm disponível, desde o começo, cada um dos projetos desenvolvidos na plataforma. Ou seja, você sempre pode experimentar todos os milhares de jogos criados dentro do KoGaMa. E não é só a quantidade que impressiona: muitos games apresentam modos diferentes que vão desde os clássicos de guerra entre times ou cada um por si até corridas e cenários nos quais o objetivo é coletar estrelas.

Também há, da mesma forma que em Minecraft, criações que tentam imitar lugares no mundo real (Rio de Janeiro, por exemplo) ou fictícios (como a Vila do Chaves). Enfim, as possibilidades são imensas.

Comandos

Durante das partidas, os seguintes comandos estão disponíveis e não podem ser alterados:

  • WASD: movimentam o personagem;
  • Barra de espaço: pula;
  • K: faz o personagem renascer;
  • Botão esquerdo do mouse: tiro;
  • Q: solta a arma equipada;
  • T ou Enter (apenas para usuários cadastrados): mostra o chat;
  • M: abre o menu;
  • O: habilita ou desabilita a tela cheia.

Criando seus próprios jogos

Porém, se o que você quer mesmo não é simplesmente jogar, mas sim bolar seus próprios jogos, então é necessário criar um novo projeto. O primeiro passo é dar um nome único e uma breve descrição do que será inventado. Depois disso, você é redirecionado para uma nova janela do game, na qual é possível construir cenários novos.

Este modo de edição se difere do jogo normal por apresentar uma perspectiva em primeira pessoa. Os blocos que você manipula neste momento também são bem maiores, mas podem ser alterados nos quesitos tamanho e textura. Além disso, há uma série de outros objetos que podem ser adicionados, como carros, teletransporte, armas e muitos mais.

Depois de terminado, é possível compartilhar o seu jogo com outras pessoas e convidar amigos para experimentar os desafios que você criou. Da mesma forma que em Minecraft, também dá para construir mundos inteiros cooperativamente com outros jogadores.

Ouro e prata

Dentro do modo de edição de cenário ou avatar, é possível perceber que alguns itens necessitam ser comprados para serem utilizados. Para isso, são gastos blocos de ouro e prata, que são as moedas correntes dentro da plataforma.

Os de ouro, mais valiosos, podem ser adquiridos mediante compra com dinheiro real ou simplesmente acessando e jogando algumas partidas. Os prateados podem ser trocados pelos de ouro, sendo que alguns blocos dourados dão direito a uma bela quantidade de prateados.

Outra forma de arrecadar a moeda do jogo é vendendo itens. Através do modo de edição, objetos podem ser criados e colocados à venda em uma espécie de mercado. Quando alguém paga a quantia que você determinou para aquele item, o valor é creditado na sua conta.

Comparação com Minecraft

Apesar das semelhanças, ambos os títulos possuem características que os distinguem entre si. KoGaMa, por exemplo, é um game totalmente gratuito e que exige apenas a instalação de um plugin. No entanto, o jogo roda apenas nos PCs por exigir um navegador. Minecraft, por outro lado, é multiplataforma, porém é pago.

O modo de edição presente em KoGaMa também é outra diferença. Em Minecraft, não há separação entre o jogo e a construção dos cenários. Além disso, o público-alvo do game de navegador são crianças de até, aproximadamente, 12 anos.

O foco do título é o aprendizado, uma vez que o game promove o desenvolvimento de habilidades motoras, criatividade, lógica, gestão financeira, socialização e trabalho em equipe. Obviamente, não há restrição de faixa etária e qualquer pessoa pode se divertir muito jogando KoGaMa.

Outro detalhe muito importante é o fato de KoGaMa ser bastante voltado para a construção de jogos. Pode-se, evidentemente, apenas jogar os muitos projetos disponíveis. Mas há grande enfoque na construção de novos games para a comunidade.

--

No Brasil, o KoGaMa é disponibilizado através do site Click Jogos, o maior portal de jogos online grátis do país, e está totalmente em português. O game tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, contando com mais de 1,5 milhão de pessoas cadastradas, mais de 500 mil projetos criados e passando de 100 mil jogadores diários. Se você ainda não conhecia esse belo e criativo game, não perca tempo e clique neste link para conhecê-lo melhor.

Para produzir este conteúdo, tivemos a oportunidade de conversar com Caspar Strandbygaard, CEO e cofundador do KoGaMa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.