Viajamos até São Francisco para testar a versão final de Forza Horizon 3

9 min de leitura
Imagem de: Viajamos até São Francisco para testar a versão final de Forza Horizon 3

O TecMundo Games esteve em São Francisco, Califórnia, para conferir de perto a versão final e completa de Forza Horizon 3, desenvolvido pela Playground Games e distribuído pela Microsoft Studios. O título é uma continuação direta de Forza Horizon 2, que por sua vez trata-se de um spin-off da série Forza Motorsport, todos exclusivos para os consoles da Microsoft.

Se você é fã dos games de corrida para Xbox, Xbox 360 e Xbox One, já deve saber que a franquia Horizon tem como proposta colocar o jogador em um mundo aberto que pode (e deve) ser explorado em busca de novos desafios e aventuras. A primeira edição da série, lançada em 2012 para Xbox 360, envolve o evento fictício chamado Horizon Festival, uma corrida de rua que se passa nas montanhas do Colorado, nos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Forza Horizon 2 chegou às mãos do público em 2014, disponível para Xbox 360 e Xbox One. Nessa segunda edição, o Horizon Festival foi parar na Europa, mais exatamente nas estradas do sul da França e norte da Itália, com um mundo aberto cerca de três vezes maior que o do seu antecessor.

Uma nova experiência

Tivemos a oportunidade de testar por cerca de três horas a versão final de Forza Horizon 3 no Loft One SF, espaço de eventos da marca no bairro de South of Market, em São Francisco. Fomos recebidos pelo diretor criativo da Playground Games, o britânico Ralph Fulton, que nos introduziu às novidades do jogo. Segundo ele, os jornalistas latino-americanos presentes no evento foram as primeiras pessoas (além de quem trabalhou no desenvolvimento do jogo) a testarem Forza Horizon 3 totalmente finalizado.

Forza Horizon 3 nos leva agora para a Austrália, um país com uma geografia extremamente diversa, com paisagens que vão desde o árido outback até as praias de Surfers Paradise

Seguindo a tradição de situar a ação dos games em cenários de tirar o fôlego, a Playground Games nos leva agora para a Austrália, um país com uma geografia extremamente diversa, com paisagens que vão desde o árido outback, com suas pistas off-road cheias de obstáculos, até as praias favoritas dos surfistas e a vida noturna agitada de Surfers Paradise, passando por florestas tropicais e áreas rurais típicas da terra dos cangurus. Tudo isso disponibilizado em um mapa que chega a ser duas vezes maior do que a área jogável de Forza Horizon 2.

Imagens do gameplay de Forza Horizon 3

Vamos ao que interessa!

O game começa introduzindo o jogador ao universo de Forza Horizon 3 e apresentando a ele mais uma vez o Horizon Festival. A diferença é que agora você é o responsável por ele, ou seja, você tem a tarefa de organizar os eventos, contratar participantes e até definir a trilha sonora, fechando contratos com rádios locais.

Após uma missão estonteante na qual você disputa uma corrida contra um jipe içado por um helicóptero através da selva australiana, você é apresentado a outros personagens do jogo e começa a tarefa de organizar os eventos de corrida e de conseguir pilotos dispostos a participarem de seus festivais. Para conseguir os corredores mais irados da Austrália, você deve desafiá-los para um racha e vencer, ganhando o respeito e o serviço deles.

Jogabilidade nota 10

Ao contrário dos títulos da franquia Forza Motorsport, que foca em explorar uma jogabilidade a mais perfeita possível, proporcionando uma experiência mais séria para os aficionados pelos carros mais incríveis do mundo, Forza Horizon 3, assim como seus antecessores, dá preferência para uma prática mais “divertida”, conforme o próprio diretor criativo do jogo, Ralph Fulton, afirmou.

Certamente a jogabilidade é um dos fatores que fazem de Forza Horizon 3 uma experiência imersiva e extremamente divertida

É claro, a física do game é quase perfeita e não vai decepcionar os gamers mais “hardcore”, mas essa relativa facilidade na hora de pilotar os carros é um ponto certo para atrair novos fãs e divertir também os jogadores mais casuais, que não querem ficar perdendo tempo para aprender a dirigir veículos quase reais do zero. Certamente a jogabilidade é um dos fatores que fazem de Forza Horizon 3 uma experiência imersiva e extremamente divertida.

É carro que não acaba mais!

Um dos pontos altos de Forza Horizon 3 é a imensa variedade de veículos disponíveis tanto durante as missões do modo história do jogo quanto na forma de prêmios que você concorre em intervalos da jogatina. Ao todo, serão mais de 300 modelos de carros de todos os tipos possíveis, desde os esportivos de luxo até veículos off-road, passando por picapes e utilitários esportivos.

Outro destaque muito interessante de Forza Horizon 3 é o já conhecido sistema de “Drivatars”, que substitui a inteligência artificial comum por uma versão que simula o estilo de jogo de outros usuários

Outro destaque muito interessante de Forza Horizon 3 é o já conhecido sistema de “Drivatars” – presente em títulos anteriores –, que substitui a inteligência artificial comum por uma versão que simula o estilo de jogo de outros usuários, sejam seus próprios amigos ou outros adversários que participam de partidas online com você. Assim, os adversários controlados pelo próprio game assumem personalidades de direção parecidas com as dos jogadores reais.

Antes de botar o pé na estrada, é possível definir como os carros reagem aos danos causados a eles ocasionalmente. Existem três opções: nenhum tipo de estrago é feito nos veículos no caso de batidas; os danos são mostrados nos carros apenas de maneira estética; e as avarias são convertidas em defeitos nos carros, o que atrapalha o desempenho do mesmo.

Altas velocidades em Forza Horizon 3

Jogando com a galera

Uma das novidades em Forza Horizon 3 é o sistema de multiplayer cooperativo que permite a até quatro jogadores colaborarem entre si para organizarem os festivais de corrida do game. Os quatro vão poder jogar simultaneamente auxiliando uns aos outros nas missões e vencendo os desafios juntos.

As possibilidades de jogo online certamente estão muito maiores nessa versão do game, visto que ele faz parte do programa Xbox Play Anywhere, o que significa que ele pode ser jogado simultaneamente no Xbox One e em um PC com Windows 10. Gamers podem se enfrentar a partir de ambas as plataformas, que são totalmente compatíveis, e podem continuar no computador uma partida começada no console e vice-versa.

Maratonas Forza

Talvez o maior destaque de Forza Horizon 3 no quesito multiplayer sejam as chamadas “Forzathons”, competições online realizadas oficialmente toda semana com temas e prêmios específicos. A partir da primeira semana de outubro, logo após o lançamento do jogo, os primeiros Forzathons estarão disponíveis para serem jogados. Alguns podem ser um evento de apenas um dia, outros podem durar mais tempo, mas sempre são renovados a cada sete dias.

Para estimular a participação dos gamers no Forzathon, prêmio exclusivos serão dados (no jogo) aos vencedores dos desafios

Segundo Ralph Fulton, a ideia é tirar o jogador de sua zona de conforto, obrigando-o a experimentar modos de jogo diferentes, usar carros com os quais não está acostumado e competir em corridas das quais geralmente não participaria. Assim, a experiência é muito mais completa no game.

Para estimular a participação dos gamers no Forzathon, prêmio exclusivos serão dados (no jogo) aos vencedores dos desafios. Geralmente, trata-se de veículos exclusivos e raros que só poderão ser obtidos através desses eventos.

Carros interagem com elementos do ambiente em Forza Horizon 3

Com a palavra, o diretor de criação

Tivemos o privilégio de bater um papo com Ralph Fulton, o inglês por trás da direção criativa da franquia Horizon, fundador da Playground Games e “pai” orgulhoso da terceira edição, que está prestes a ser lançada. Entre vários assuntos conversados, Fulton nos contou que a escolha da Austrália para sediar Forza Horizon 3 deve-se à enorme diversidade de ambientes encontrada no país, além de incentivos que conseguiram para trabalhar no país.

E isso aconteceu literalmente, visto que a equipe de desenvolvimento do jogo esteve presente por lá capturando cada detalhe que pudesse deixar o visual de Forza Horizon 3 ainda mais rico e diverso, utilizando as imagens reais em cenários, paisagens e pistas de corrida.

Um céu azul estonteante em dias ensolarados, nuvens realistas e com uma dramaticidade convincente e um presente que ganharam do firmamento australiano: um arco-íris duplo

O diretor de criação contou, inclusive, que as imagens do céu que vemos no game foram todas capturadas com câmeras de tecnologia 4K, o que gerou mais de 1 TB de dados por dia de gravação durante um verão inteiro no país. O céu, além de muito bonito, serve como uma fonte de luz em HDR, dando uma realidade inacreditável aos cenários, que aparecem muito mais naturalmente iluminados.

O resultado? Um céu azul estonteante em dias ensolarados, nuvens realistas e com uma dramaticidade convincente e um presente que ganharam do firmamento australiano: um arco-íris duplo que enfeitou a paisagem durante as filmagens e foi devidamente capturado pelos desenvolvedores e inserido no jogo.

As paisagens estonteantes de Forza Horizon 3

Brasil no páreo?

Ralph Fulton nos contou que a Austrália fazia parte de uma lista final de três nomes que poderiam ser escolhidos para sediar as corridas de Forza Horizon 3. Ao ser questionado se o Brasil fazia parte dessa lista, o diretor de criação desconversou, não confirmou a informação, mas falou que era bem provável, visto que nosso país também possui essa mesma variedade de paisagens que a Austrália.

Sobre as chances de termos um possível Forza Horizon 4 em terras tupiniquins, Fulton afirmou serem grandes

Sobre as chances de termos um possível Forza Horizon 4 em terras tupiniquins, Fulton afirmou serem grandes, mas que no momento estão focados unicamente no lançamento da edição atual, que ainda tem muito chão pela frente após seu lançamento oficial no fim de setembro.

Diversão: uma prioridade

Quando questionamos Ralph Fulton sobre a jogabilidade do game, que se diferencia da franquia Motorsport por ser menos realista e proporcionar uma certa facilidade na hora de controlar os veículos, o diretor afirmou que isso foi bastante pensado pela equipe de desenvolvimento, que deu prioridade para a diversão em contraponto à seriedade da outra série de games.

Mesmo assim, houve uma grande preocupação com a física do jogo como um todo, especialmente na movimentação dos carros, para que não se perdesse o realismo das movimentações dos veículos e outros objetos móveis dos cenários.

.....

Com uma jogabilidade muito bem adaptada a jogadores dos mais experientes aos que estão começando e uma beleza estonteante, que vai desde as diversas paisagens australianas até os carros de tirar o fôlego, Forza Horizon 3 certamente chega para ser referência na categoria de games de corrida de mundo aberto.

A diversidade de terrenos preparados para as corridas proporciona uma experiência única que exige habilidade e dedicação dos jogadores

A diversidade de terrenos preparados para as corridas proporciona uma experiência única que exige habilidade e dedicação dos jogadores na hora de se adaptar a cada trajeto, incluindo a interferência das intempéries, que aparece de maneira bastante eficaz e realista. Forza Horizon 3 tem data de lançamento prevista para 27 de setembro de 2016 e vai estar disponível para Xbox One e PCs.

O TecMundo Games viajou para São Francisco a convite da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.