Seleção: jogos de futebol do Baixaki

7 min de leitura
Imagem de: Seleção: jogos de futebol do Baixaki

Futebol é o nosso esporte nacional, por isso que simuladores virtuais fazem tanto sucesso. Os jogos virtuais de futebol agradam tanto quanto o esporte em si, atletas e não atletas, jogadores profissionais ou não.

Por isso, o Baixaki preparou uma seleção com jogos do gênero que são sucesso no site. Demos preferência aos títulos gratuitos, mas, como não podia ser diferente, alguns jogos pagos também fazem parte da lista. É o caso de FIFA e Pro Evolution Soccer, que disputam gol a gol a preferência dos gamers quando o assunto é futebol.

United Football Online

United Football Online é totalmente gratuito e merece destaque pela proposta diferente. Jogadores de todo o mundo se reúnem e cada um é responsável por sua posição no time. Essa é a primeira diferença marcante de United Football Online em relação aos demais, que dá um pouco mais de realismo ao desafio. Também é possível criar e cuidar da sua equipe como um manager.

Igualmente interessante é o toque de humor que faz parte do jogo. Os personagens podem ter diferentes tipos físicos, cabelos estranhos, barbas engraçadas e opções nada normais de formato de cabeça.

United Football Online é traduzido para o português. O jogador deve criar um login e uma senha para começar. A dica para começar é seguir o tutorial que explica muito bem como dominar os controles e não fazer feio nas partidas. Dentro do jogo, há uma moeda exclusiva, que os participantes recebem com base no desempenho nas partidas.

O ponto negativo de United Football Online, principalmente para os novatos, é a mecânica de jogo e os controles. Como você é responsável por uma posição, deve prestar muito mais atenção quando está sem a bola. Os controles variam bastante, dependendo se você está atacando ou defendendo, mas o tutorial é bem feito para explicar tudo.

Por ser online, os gráficos não são ricos como os dos títulos mais pesados e a sonoplastia é um tanto monótona, mas a jogabilidade é original e bastante divertida, diversão essa enriquecida com os jogadores nada convencionais. Não é o melhor simulador de futebol, mas quebra o padrão de realismo de maneira, no mínimo, interessante, e por isso vale a pena ser testado.

Football Superstars

Football Superstars também tem proposta diferente. Pense nele como um Second Life do futebol. Você cria um boleiro e passeia por um campo de futebol que é como uma cidade onde várias pessoas estão dispostas a ajudar você a construir sua carreira com contratos, treinos e, claro, partidas de futebol.

Há campeonatos que variam de ligas breves até torneios mundiais. Nem pense em fazer feio nessas competições importantes, pois é nelas que os olheiros estão observando. Jogar bem aqui é a chave para conseguir um contrato melhor em equipes de maior visibilidade.

De cara percebemos que o índice de personalização do jogador é alto, desde os detalhes físicos — altura, peso, traços, cor, formato do rosto e roupas — até as habilidades próprias para controlar a bola — passe, drible, força e velocidade, entre outras.

Você escolhe um time para começar a carreira, e recebe pontos a cada treino ou partida disputada. Quanto mais pontos, melhor você fica como jogador. Assim como United Football Online, você controla um jogador da equipe. Basicamente, a movimentação é feita com as teclas W, A, S e D e a barra de espaço executa ações como passar e marcar.

Football Online Superstars também tem o modo PMC, onde você “aposenta” as chuteiras e cuida do clube como um todo, principalmente no que envolve a contratação e escalação dos jogadores.

Football Online Superstars exige um pouco mais de dedicação do jogador. O universo do game é grande e as possibilidades são muitas. A interação com outros jogadores é um ponto forte, assim como a personalização do personagem.

Os gráficos, se comparados a títulos como FIFA e PES, deixam bastante a desejar, e o áudio não é tão detalhado. Assim como United Football Online, é um jogo de futebol com proposta diferente, uma outra visão sobre a simulação do esporte. É um bom prato para quem gosta de traços comuns aos de RPG, como a evolução do jogador em um universo grande.

Football Challenge

Football Challenge pode ser jogado tanto offline contra o computador, ou online contra outros peloteiros. A palavra que melhor define o jogo é simplicidade. É tão simples que o mesmo botão serve para tocar, chutar a bola e ainda dar carrinhos. Assim, qualquer jogador domina a jogabilidade sem nenhum esforço.

Não há a mínima preocupação em movimentos aprimorados. Pelo contrário, o game parece muito com jogos antigos em que tanto jogadores como a bola se movimentam em linhas retas. Aqui a proposta é conquistar o maior número de jogadores para que eles se enfrentem online.

O game não tem a pretensão de ser realista, e sim de divertir. Logo, os gráficos não são de encher os olhos, nem o áudio. Você cria um time com uniforme e cores definidas. Não há diferenças entre as estatísticas dos times, o que determina a vitória é única e exclusivamente a habilidade de cada jogador.

No modo online, não é possível escolher o adversário. O Football Challenge define automaticamente um oponente com base nas estatísticas de vitórias e derrotas. O jogo sofre com problemas de instabilidade nos servidores, o que é uma pena, pois o modo online é o maior atrativo.

Pro Evolution Soccer 2011

A cada versão lançada, Pro Evolution Soccer se supera, com gráficos ainda melhores e um realismo impressionante. Na versão 2011, PES consegue oferecer uma experiência bastante realista, desde a movimentação dos jogadores e até mesmo da bola.

A versão 2011 corrige muitos erros do passado, como jogadores mais habilidosos que driblam sozinhos o time adversário inteiro. Agora os craques levam vantagem na medida certa, sem nenhuma situação ou jogada absurda.

PES 2011 também tem mais clubes licenciados, inclusive equipes que participam da Copa Libertadores da América, o que garante uma boa seleção de clubes brasileiros que faltavam em versões anteriores.

Pro Evolution tem gráficos estonteantes. Desde os mínimos detalhes dos uniformes até os estádios. Antes não havia tantos detalhes e eles eram muito parecidos entre si, mas as últimas versões do jogo pensaram até mesmo nas caraterísticas únicas de cada localização. As animações são de alto nível e sempre mantêm o clima da partida.

Isso sem contar a jogabilidade, ao mesmo tempo divertida e desafiadora. Pro Evolution Soccer 2011 passou por uma reformulação e o jogo parece mais fluido e natural. A inteligência artificial está aprimorada e a dificuldade é balanceada. Qualquer jogador se adapta a uma dificuldade que preferir.

FIFA 11

O Pro Evolution Soccer dominava o gênero de simulação até alguns anos, quando a franquia da FIFA decidiu aprimorar cada vez mais os seus títulos. A retratação dos jogadores é de cair o queixo e impressiona até os gamers mais exigentes.

FIFA 11 é extremamente realista. Durante o processo de desenvolvimento, foram analisados mais de 30 atributos exclusivos a cada personagem, como a forma que os passes longos são feitos, a velocidade de arranque e os dribles especiais.

São esses detalhes que não deixam dúvida de que realismo é a palavra certa para resumir o jogo da EA Sports. Até mesmo um chute é diferente em cada jogador, e a precisão dos arremates está mais fiel do que nunca. Nessa versão, não é tão simples estufar as redes.

FIFA Online 2

FIFA conta também com uma versão online com os mesmos gráficos estonteantes e a mesma jogabilidade realista de sempre. A diferença é que o foco são disputas e torneios online com um ranking dos melhores jogadores de FIFA do mundo.

São dois modos de jogo. O single player serve para disputar partidas contra o computador. É o modo ideal para pegar um pouco de prática antes de disputar as partidas online do outro modo, o multiplayer. Aqui, o “bicho pega” contra outros jogadores do mundo todo.

Os jogos podem ser no mano a mano, em 2 X 2 e em campeonatos com 4 ou 8 jogadores. E as partidas podem durar 3, 5, 9, 12 ou 45 minutos. E o melhor de tudo: que a versão online é em HD, e os detalhes são percebidos em todas as áreas do game.

Faça o gol que preferir!

A verdade é que para quem procura gráficos de cair o queixo e um nível incrível de simulação, é impossível não nomear FIFA e PES como  melhores simuladores de futebol da atualidade. A cada versão, tanto um como o outro trazem inovações e esquentam uma “briga” entre os fãs. É por essa “briga” que não vamos coroar um deles como o melhor. Os dois disputam gol a gol a preferência dos gamers, e cada um traz suas inovações a cada ano.

Isso não quer dizer que outros títulos devam ser desconsiderados. Football Online é extremamente simples, mas garante ótimas partidas online, muito divertidas. Já United Football Online e Football Superstars acrescentam atrativos de RPGs e até mesmo das redes sociais ao contexto do futebol. Então, escolha o seu jogo e marque seus gols com mais uma seleção do Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.