Bonito ou feio? Cocriador do Xbox publica rascunhos de controle do console

1 min de leitura
Imagem de: Bonito ou feio? Cocriador do Xbox publica rascunhos de controle do console

Quando decidiu se aventurar pelo ramo de video games, a Microsoft, como uma empresa de porte mundial, certamente pensou em cada detalhe para bater de frente com a concorrência e não pisar em ovos. Competidor direto do PlayStation 2, o saudoso Xbox, um verdadeiro trambolhão muito bem-vindo à indústria, implementou um robusto ecossistema online (Xbox Live), trouxe exclusivos de qualidade e um joystick bastante inusitado na época do lançamento, lá em 2001 – afinal de contas, quem pensaria em colocar analógicos não alinhados num controle?

A Microsoft não só pensou nisso como se aprofundou no conceito e hoje está aí, bem-sucedida, com o Xbox 360 e o Xbox One – e mais por vir. O formato do controle sempre foi um elemento à parte: analógicos desalinhados, gatilhos precisos e “asas” protuberantes trouxeram uma anatomia robusta e um design moderno. Mas a fase conceitual passou por muitos rascunhos. Seamus Blackley, cocriador da plataforma, resolveu compartilhar alguns desses materiais em sua conta do Twitter. Nós salvamos as imagens em arquivos separados para conseguir postá-las abaixo em melhor resolução. Confira:

As "asas" estiveram presentes desde o começo

Os primeiros protótipos mostram um controle com tela no meio

O formato do controle lembra o design do joystick do Dreamcast

Repare que as “asas” do controle têm boas inspirações em concepções oriundas de Star Trek ou Star Wars. Na fase de protótipo, o controle do primeiro Xbox também exibia uma telinha ao centro, num conceito praticamente idêntico ao do joystick do igualmente saudoso Dreamcast, o último console da SEGA antes de a empresa se desligar de hardwares para se transformar em publisher unicamente de softwares. Para quem não se lembra, o controle do video game tinha um acessório removível, o VMU, que continha uma telinha com informações adicionais sobre o jogo.

Outra curiosidade interessante compartilhada por Blackley diz respeito ao nome do console. De acordo com o cocriador, a inspiração teria vindo da API gráfica DirectX, da própria Microsoft. Esse “X” teria influenciado a letra no batismo do console – “Caixa X”, isto é, um sistema equipado com essa tecnologia.

O que você achou das imagens acima? Conte para nós na seção destinada aos comentários, logo abaixo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.