Dossiê Forza Horizon 3: confira tudo sobre a nova edição do game de corrida

9 min de leitura
Imagem de: Dossiê Forza Horizon 3: confira tudo sobre a nova edição do game de corrida

Visto com uma certa desconfiança pelos fãs mais fervorosos dos tradicionais games de corrida da Microsoft, a série Forza Horizon precisou apresentar uma jogatina de primeira para provar seu valor e superar essa impressão inicial. Trocando o velho estilo realista de seus irmãos mais velhos por uma experiência mais aberta e acessível, os episódios do spin-off não demoraram a conquistar seu próprio séquito de jogadores. Agora, com seu lugar já garantido no coração dos gamers, é a vez de Forza Horizon 3 chegar na pista trazendo novidades.

Como o capítulo mais recente da família saiu há quase dois anos, uma nova produção com a marca já era aguardada há tempos pelo público – principalmente por quem já havia debulhado cada pedacinho de conteúdo liberado para FH2. A espera deve valer a pena, já que a ideia da Playgroung Games é fazer com que Forza Horizon 3 seja uma espécie de experiência definitiva, trazendo uma ambientação ainda mais imersiva, novos modos de jogo e uma coleção de carros de dar inveja. Assim, coloque o cinto e confira tudo sobre o game!

O que é Forza Horizon 3?

Forza Horizon 3 é o terceiro episódio da série spin-off de Forza Motorsport desenvolvida pela Playground Games e lançada exclusivamente para as plataformas da Microsoft. Essa nova encarnação do game leva a aventura para a Austrália e promete presentear os jogadores com o maior mundo aberto já visto na franquia, além de permitir que você escolha entre mais de 350 veículos para cruzar cada centímetro dessa nova ambientação.

O foco da produção está na experiência multiplayer, que vai possibilitar tanto a customização completa dos festivais quanto a contratação de aliados para ajudar o jogador durante as corridas. Como não poderia deixar de ser, o título também aposta no aspecto social da jogatina, tornando possível convidar amigos para dirigir por aí em sessões cooperativas online e montar sua própria playlists musical para embalar as viagens pelo território australiano.

Belos cenários não faltam no novo game.

O que podemos esperar do novo cenário?

A Austrália tem tudo para ser um dos parques de diversões mais memoráveis para os fãs da franquia. O espaço disponível para queimar os pneus, por exemplo, é descrito como massivo pela Playground Games, que afirma ainda que a nova localização chega a ter o dobro do tamanha do mapa oferecido em Forza Horizon 2 – que já era bastante generoso em sua oferta de estradas e pistas no continente europeu.

O empenho da desenvolvedora em reproduzir fielmente as belezas naturais do país também traz outras vantagens para Forza Horizon 3: além de apresentar um dos visuais mais fantásticos já vistos em um jogo de corrida nos PCs e consoles, a nova ambientação garante que você não se canse tão cedo dos palcos oferecidos para as corridas. Isso porque será possível pisar fundo pelos subúrbios, acelerar por praias paradisíacas, voar baixo em pistas que cortam a floresta da região e enfrentar o nada amigável Outback – o deserto australiano.

Como é a jogabilidade?

Por conta do sucesso do gameplay desenvolvido para os games anteriores – e com base no material divulgado até agora a respeito do título –, é bem provável que a jogabilidade de Forza Horizon 3 se mantenha dentro do que os jogadores estão acostumados. Isso significa que você não vai precisar ser um especialista em mecânica automotiva para se sentar no banco do motorista e explorar os ricos cenários australianos – embora haja conteúdo extra para a galera mais aficionada pelos possantes.

Não seja esse cara: dirija bem o suficiente para preservar as cercas e lixeiras dos subúrbios australianos.

A expectativa é que a física apurada, os efeitos climáticos e os controles precisos marquem presença novamente e garantam que o novo jogo se posicione mais uma vez naquele ponto de equilíbrio entres os simuladores mais “durões” e os despojados arcades. Entre as adições que podem mudar a experiência com FH3 estão elementos como comboios, zonas de drift, saltos por cima de vias bloqueadas e eventos especiais completamente insanos.

Quais carros poderei usar para voar baixo nas pistas?

Seja para explorar cada canto do gigantesco cenário australiano ou para deixar os oponentes comendo poeira, os jogadores estão muito bem servidos na hora de acelerar pelas pistas. Isso porque Forza Horizon 3 deve chegar ao mercado com mais de 350 carros, distribuídos em uma seleção bem variada de modelos. Sim, a escolha da selvagem Austrália como ambiente primário das aventuras permitiu que a Microsoft e seu estúdio incluíssem novos tipos de veículos ao game, trazendo opções para cada terreno da região.

Isso significa que, além dos carrões mais tradicionais e turbinados, o jogo vai oferecer os ágeis bugies e caminhonetes parrudas para completar sua garagem – garantindo que você possa cruzar desertos e estradas de terra sem nenhum contratempo. A lista completa de possantes está agendada para os próximos meses, mas algumas informações divulgadas no site oficial da franquia já adiantam alguns nomes desse acervo digital. Confira:

  • Lamborghini Centenario
  • Ford Raptor
  • Ariel Nomad
  • Penhall Cholla
  • B.J. Baldwin’s Trophy Truck

Quem não gostaria de ter uma Lamborghini Centenario em casa, hein?

Adicionalmente, outros automóveis exclusivos estarão disponíveis para jogadores de longa data da série que estejam cadastrados no programa de fidelidade Forza Rewards – com os usuários de tiers mais altos recebendo as recompensas de todos os níveis abaixo do seu – e também para a galera que já brincou alguma vez em Forza Motorsport 6 or Forza Horizon 2 ou obteve o ranking VIP nesses games. Brindes de pré-compra também vão ser distribuídos junto do título em lojas específicas. Veja a listagem abaixo:

Recompensas por Tier

  • Tier 2: 2005 Honda NSX-R
  • Tier 3: 2003 Nissan Fairlady Z
  • Tier 4: 2016 Audi V10 plus
  • Tier 5: 2012 BMW M5
  • Tier 6: 2009 Ferrari 458 Italia
  • Tier 7: 2013 SRT Viper GTS
  • Tier 8: 2013 McLaren P1
  • Tier 9: Lamborghini Hurácan LP 610-4
  • Tier 10: 2017 Ford GT

Recompensas de jogos anteriores

  • Forza Horizon 2: 2014 Local Motors Rally Fighter
  • Forza Motorsport 6: 2017 Ford Raptor

Recompensa VIP

  • 2015 Koenigsegg One:1

Recompensas de pré-compra

  • 2015 Ferrari 488 GTB (Gamestop)
  • 2015 Dodge Challenger SRT Hellcat (Gamestop)
  • 2016 Audi R8 V10 plus (Amazon)
  • 2016 Jaguar F Type Project 7 (Best Buy)
  • 2016 Mercedes-Benz E63 S Coupe (Xbox Dash)
  • 2016 Ford Mustang GT350R (Microsoft Store)

Quer dizer que teremos um modo cooperativo?

A ideia com Forza Horizon 3 é ousada: oferecer uma das experiências mais sociais e conectadas da série. Para levar essa missão adiante, a Playground Games resolveu atender aos pedidos do público e se render a uma tendência bastante expressiva nos games de corrida mais recentes: a adição de um modo co-op. Agora, vai ser possível chamar amigos para ter uma imersão ainda maior na jogatina em uma campanha cooperativa com suporte a até quatro jogadores.

O melhor de tudo é que não vai ser preciso dedicar horas extras no título para terminar pela segunda vez esse conteúdo de história, uma vez que qualquer progresso realizado ao lado dos seus companheiros é transferido automaticamente para suas sessões de jogo solo – valorizando ainda mais a nova modalidade.

Chame a sua turma para dar uma voltinha pela região.

Afinal, como vai ser a jogatina entre as plataformas?

Como parte da nova política da Microsoft em unificar e fortalecer os produtos da casa, Forza Horizon 3 estará disponível tanto para Xbox One quanto para PCs com o Windows 10 instalado. Além de a versão digital do game garantir uma cópia para ambas as plataformas, a conversa entre os sistemas permite que você recomece a brincadeira do ponto que parou e no equipamento que for mais interessante no momento – graças ao fato de o seu progresso ficar armazenado na nuvem.

Isso significa também que não vai ser preciso perguntar se os seus amigos estão rodando o game no console ou no computador, já que, por conta da integração com a Xbox Live, o crossplay entre essas plataformas ocorre naturalmente. O resultado disso? Menos dinheiro gasto com versões do jogo e mais oportunidades de diversão no modo cooperativo.

Customização e som na caixa!

Em adição aos elementos já presentes nos episódios anteriores, Forza Horizon 3 vai disponibilizar uma leva considerável de novas customizações. Apesar de o acervo de modificações não ter sido liberado em detalhes, a ideia é que não falte opções na hora de dar um tapa em cada um dos seus 350 – ou mais – carros. Será possível mexer em itens como pintura, design das placas, som da buzina ou mesmo aplicar kits mais complexos para deixar o visual dos carrões ainda mais estiloso – ou com um jeitão off-road, dependendo do seu gosto.

Fica difícil não querer customizar cada centímetro desses carrões, não é?

Além disso, desta vez você é o “dono da bola” e poderá utilizar o sistema Horizon Blueprint para modificar cada aspecto das corridas e desafios planejados para os festivais. Vai ser possível mudar os trajetos, alterar o clima e até restringir certos tipos de automóveis para tentar criar o evento perfeito. Testou sua criação e gostou do resultado? Não se preocupe, você não vai ser o único a poder ter essa experiência, uma vez que será possível compartilhar isso com outros jogadores.

Opa, a customização não acaba por aí! Como a música é uma parte essencial da imersão nos festivais e na campanha como um todo, o novo Forza vai incluir uma tonelada de novas rádio ao game, oferecendo uma biblioteca bem diversificada de estações e ritmos musicais – do hip hop ao punk. Não encontrou sua canção favorita? Sem problemas, já que a produção libera a opção de criar playlists próprias para acompanhar sua jornada pela Austrália, bastando subir os arquivos para a pasta Groove Music na sua conta no One Drive.

O que mais é importante saber?

Com tantas opções de customização, seria uma pena que nem todo mundo pudesse conferir suas melhores criações dentro do game, não é? Para evitar que isso aconteça, Forza Horizon 3 vai valorizar o esforço dos fãs mais dedicados com a introdução de dois novos recursos. Na Auction House será possível vender e comprar carros customizados, com a casa de leilões agindo ainda como uma central para conferir os carrões mais legais do pedaço.

A Storefront, por sua vez, vai servir como uma amostra do seu trabalho e deve permitir que os membros da comunidade exibam suas modificações mais recentes – incluindo fotos do veículo, configurações de tuning e adesivos personalizados. Esses dois novos elementos darão suporte a curtidas, número de downloads, seguidores e notificações de atualização, com tudo podendo ser acessado simultaneamente por usuários de Xbox One e Windows 10.

Opções de compra para os aficionados pela série de corrida.

Já decidiu fazer a pré-compra do título? Prepare-se, então, para coçar a cabeça na hora de escolher qual edição do novo game levar para casa, já que Forza Horizon 3 chega daqui a alguns meses e em três versões: convencional, Deluxe e Ultimate. É possível conferir na imagem acima qual o conteúdo oferecido em cada uma dessas edições, entre pacotes adicionais de carros, assinaturas VIP e – no caso da Ultimate – a chance de jogar quatro dias antes de todo mundo.

Vídeos

Trailer da E3 2016

Galeria de imagens

Data de lançamento e plataformas

Forza Horizon 3 é um game exclusivo para as plataformas da Microsoft e está programado para chegar ao Xbox One e a PCs com Windows 10 no próximo dia 27 de setembro.

--

Para conferir mais notícias e saber de todas as novidades a respeito de Forza Horizon 3, acesse a página do jogo no TecMundo Games.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.