Cemu: emulador do Wii U já consegue rodar games quase perfeitamente [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Cemu: emulador do Wii U já consegue rodar games quase perfeitamente [vídeo]

Desde que foi lançado em outubro de 2015, o emulador do Wii U Cemu passou por uma tonelada de avanços. Agora, porém, o programa alcançou um nível que torna difícil até mesmo para os maiores fãs dos games da Nintendo diferenciarem o jogo original de sua emulação.

Se você duvida, basta ver o vídeo logo acima, que mostra um pequeno passeio pelas pistas de Mario Kart 8 com a ajuda da versão 1.5.0 do software. É claro, há um problema aqui e ali nos efeitos e sons, mas o resultado já é quase idêntico ao que estamos acostumados a conferir, com Peach correndo pela pista de Mario Kart Stadium.

Ficou impressionado? Pois saiba que não foi preciso nenhum computador de última geração para chegarem a isso (mesmo que não estejamos falando de um PC qualquer, também). Segundo as informações do vídeo, o Cemu foi capaz de rodar com fluidez usando apenas um processador Core i5 com uma placa GeForce GTX 970 e 8 GB de memória RAM – algo facilmente encontrado em uma máquina gamer mais nova.

A diferença é ainda maior, vale notar, quando levamos em consideração o desempenho do Cemu na mesma pista de MK8, mas nas versões mais antigas do programa:

Para quem vem acompanhando o avanço do Cemu, isso provavelmente não é nenhuma grande surpresa. De um programa extremamente limitado, a ferramenta evoluiu bastante em seus últimos seis meses, se aproximando cada vez mais do poder do console original; inclusive, chegamos a ver o emulador rodar games do Wii U a 50 fps ainda em março.

Boa parte disso também parece ser resultado do enorme suporte dado pela comunidade a Exzap, um membro do fórum GBATemp que é aparentemente o único a trabalhar no projeto, segundo o site Digital Trends. Nesse meio ano em que o Cemu surgiu, o programador conseguiu acumular um subreddit de quase 3 mil membros e um Patreon que garante 1,6 mil dólares mensais de incentivo.

Tudo isso, no entanto, levanta aquela triste pergunta que muitos já se fizeram várias vezes: até onde será que a Nintendo vai deixar que o projeto continue? Afinal, considerando que o programa está quase tão bom quanto o próprio Wii U e que ele deve ter conseguido a atenção da empresa depois de angariar vários fãs, é difícil imaginar que a Big N, famosa por sua política dura com relação às suas PIs, deixe que a brincadeira continue assim.

Você costuma usar emuladores para jogos no seu PC? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.