GT Academy, a competição que transforma gamers em pilotos de corrida reais

3 min de leitura
Imagem de: GT Academy, a competição que transforma gamers em pilotos de corrida reais

Jogos de corrida sempre estiveram entre os mais populares nas mais diversas plataformas de videogame. Esse sucesso se deve especialmente ao fato de o automobilismo de verdade ser um esporte caro, e o os games representarem uma saída bem mais em conta para quem gosta de velocidade.

Pensado em aproveitar toda essa vontade de pilotar em pistas reais dos gamers, o pessoal da Nissan, em parceria com a Sony, criou o GT Academy, que traz os pilotos de Gran Turismo para os autódromos. A competição acontece anualmente e qualquer pessoa que tenha o jogo instalado em seu Playstation pode participar caso more em alguma das regiões abrangidas.

O Brasil, infelizmente, não participa do GT Academy, que tem recebido pilotos da América do Norte, Ásia e especialmente Europa, que tem um grupo especial para a Alemanha e outro para o restante do continente.

Todos os inscritos participam de competições virtuais separadas por regiões e os melhores de cada uma delas vai ao Reino Unido no centro de treinamento da Nissan para dirigir carros de verdade e passar por mais uma seleção, agora atrás do volante. Há ainda provas físicas para selecionar essas pessoas.

Ao todo, o GT Academy tem quatro fases: a qualificação, as finais o Race Camp e o Driver Development Program. Esse último é o que realmente leva os pilotos para competições internacionais, ensinando todas as técnicas profissionais de pilotagem em diversas modalidades. Conheça agora alguns dos vencedores do GT Academy que se tornaram pilotos de verdade.

O primeiro vencedor

Lucas Ordoñez foi o vencedor do primeiro GT Academy. Ele tinha 30 anos quando isso aconteceu, em 2008. O cara passou por todas as fases. Ele participou de uma série de competições internacionais e regionais, como as FIA GT, 24 horas de Le Mans e algumas outras.

Ele também conseguiu entrar no pódio em 2009 na temporada europeia da GT4 no primeiro evento. No fim da competição, ele acabou sendo classificado em segundo lugar. Em 2011, sua equipe ficou também em segundo lugar nas 24 horas de Le Mans. Você pode conferir todos os resultados de campeonatos de corrida em que ele se classificou aqui.

Abandonou o esporte por não poder mais pagar os altos custos

Antes do GT Academy, entretanto, Ordoñez já tinha dado uma chance ao automobilismo. Durante sua infância e adolescência, ele participou de corridas de kart, mas abandonou o esporte por não poder mais pagar os altos custos.

O mais vitorioso

Tendo vencido o GT Academy em 2011, o britânico Jann Mardenborough de 24 anos pode ser considerado o caso de maior sucesso até agora proveniente do concurso da Nissan e da Sony.

Ele venceu 90 mil concorrentes na competição virtual pelo console e, no ano passado, ingressou em competições profissionais internacionais. É interessante notar, entretanto, que, até antes do GT Academy de 2011, quando tinha 19 anos, ele nunca tinha pilotado em competições de velocidade, nem oficiais nem amadoras.

Seu nome já foi inclusive cotado para a Fórmula 1, já que ele tem competido nas categorias inferiores do maior torneio do automobilismo mundial.

Quando participou das 24 horas de Dubai, tendo conseguido a vaga pelo GT Academy, entrou no pódio da categoria pela qual disputou. Ou seja, em sua primeira grande competição internacional, ele já ficou bem classificado. Mardenborough subiu ao pódio ainda nas 24 horas de Le Mans.

Em sua primeira grande competição internacional, ele já ficou bem classificado

Com foco na Fórmula 1, ele participou das temporadas de 2013 e 2015 da GP3 e conseguiu diversos resultados interessantes, tendo inclusive vencido uma corrida. Você pode conferir todo o histórico de corrida do cara aqui.

O calendário do GT Academy 2016 ainda não tem datas oficiais para começar, mas já foi liberado um calendário de corridas de todos os vencedores que passaram pela competição. Acompanhe a carreira deles conferindo mais detalhes aqui.

Se o GT Academy fosse disponibilizado no Brasil, você participaria? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.