Final Fantasy XV é dos consoles: game não está em desenvolvimento para PC

1 min de leitura
Imagem de: Final Fantasy XV é dos consoles: game não está em desenvolvimento para PC

Franquia que nasceu nos video games e sempre aproveitou ao máximo a arquitetura das plataformas, Final Fantasy tem a cara dos consoles. E, com o vindouro Final Fantasy XV, não vai ser diferente: contrariando expectativas, o game será lançado somente para PlayStation 4 e Xbox One, sem previsão para PC. Não há uma versão em desenvolvimento para os computadores, apesar de a Square Enix estar “considerando um monte de coisas”.

Com a modernização dos sistemas e a disseminação cada vez maior do PC como plataforma de jogos, muitos apostaram na chegada do game a essa máquina – até porque vários jogos da franquia acabaram sendo portados para o computador. No entanto, de acordo com o diretor Hajime Tabata, isso não vai acontecer à primeira vista. O longo tempo de desenvolvimento de Final Fantasy XV – 10 anos praticamente – concentrou a equipe na otimização do jogo com base em arquiteturas de console, algo que é tradição da série. No PC, tudo é portado.

Mas Habata disse estar ciente do apelo dos donos de PC. Após a finalização do aguardado título, todas as possibilidades serão consideradas. “Definitivamente, vamos dar uma boa olhada no PC e no que precisamos fazer e considerar todas as nossas opções. Neste momento não estamos decididos, ainda estamos considerando um monte de coisas”, contou o artista em entrevista ao Engadget.

Final Fantasy XV: num primeiro momento, só para PlayStation 4 e Xbox One

Square nunca falou em PC

Em nenhum momento a Square Enix disse que Final Fantasy XV chegaria ao PC, nem mesmo no evento do último dia 30, no qual a gigante japonesa divulgou uma série de novidades sobre o game. A hipótese começou a ser levantada, mais uma vez, por causa de anúncios precoces estampados em lojas virtuais de games, inclusive a GameStop, a maior dos EUA na categoria. Questionada sobre isso, a rede esclareceu, por meio de um representante, que a etiqueta de PC foi adicionada ao anúncio do jogo como “um erro”.

Final Fantasy 13, por exemplo, é um dos portes para PC. O game foi lançado no Steam em 2014, “apenas” quatro anos depois de ter chegado ao PlayStation 3 e ao Xbox 360. Será que, perto do lançamento de Final Fantasy 16, você conseguirá jogar Final Fantasy XV no PC? Esperemos que não. Por enquanto, o game é só dos consoles.

Você acha que Final Fantasy XV será lançado para PC? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.