Em mensagem de despedida, estúdio de DriveClub diz que jogo continuará vivo

2 min de leitura
Imagem de: Em mensagem de despedida, estúdio de DriveClub diz que jogo continuará vivo

O encerramento de um dos grandes estúdios próprios da Sony, a Evolution Studios, foi um balde de água fria para todos os fãs – e pegou a indústria de surpresa. Marcado por uma série de problemas técnicos desde o lançamento, DriveClub, o principal produto desse estúdio, não correspondeu àquilo que a empresa japonesa imaginava, mas o fechamento do escritório não significa o fim da franquia. Ela continuará existindo e sendo apoiada, de acordo com nota publicada em nome da equipe e postada por Jamie Brayshaw, gerente de comunidade do agora ex-estúdio, no Twitter.

“É o fim de uma era incrível para a Evolution Studios. DriveClub vai viver sob o cuidado de um time sensacional no PlayStation e esperamos que [o jogo] continue a evoluir nas mãos seguras dessa equipe e com todo o apoio contínuo de vocês, jogadores, nossa comunidade. (...) O suporte, o entusiasmo, a honestidade e a energia sem fim de vocês sempre foram nosso maior motivador. Não conseguimos agradecer suficientemente. (...) Obrigado mais uma vez, por tudo. O melhor ainda está por vir”, registrou o estúdio em nota publicada oficialmente.

Como forma de retribuição – e numa atitude muito generosa –, o diretor de DriveClub, Paul Rustchynsky, pediu aos dedicados jogadores que baixem o pacote adicional gratuito, recém-lançado, e corram pelas pistas em nome da Evolution Studios.

Um balanço da indústria...

A notícia é triste não só para os fãs da franquia e donos de PlayStation 4, mas para a indústria de um modo geral. Recentemente, um dos principais estúdios da família Xbox, a Lionhead, autora de Fable, também fechou das portas junto com o cancelamento de Fable Legends, deixando a franquia no limbo.

Ainda que tenha pego o mercado de surpresa, o caso de DriveClub é mais justificável porque o game teve um péssimo lançamento e, mesmo com os ajustes realizados posteriormente, não correspondeu àquilo que a Sony esperava, seja em vendas ou em desempenho. Mas a situação da Lionhead foi um baque – e isso mostra que a indústria de video games é mais volátil do que imaginamos, financeiramente falando. Não é fácil sustentar um hype do passado no modelo praticado atualmente.

DriveClub é um título de corrida disponível exclusivamente para PlayStation 4.

DriveClub continuará vivo após fechamento do estúdio! Que rumo você acha que a franquia vai tomar? Comente no Fórum do TecMundo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.