Treta! Naughty Dog usa arte de Assassin's Creed 4 em trailer de Uncharted 4

2 min de leitura
Imagem de: Treta! Naughty Dog usa arte de Assassin's Creed 4 em trailer de Uncharted 4

O novo e cinematográfico trailer de Uncharted 4: A Thief's End tem deixado fãs de todo o mundo de boca aberta com a narrativa densa e o visual fantástico do capítulo de estreia da franquia no PlayStation 4. No entanto, o material liberado nesta quarta-feira (24) pode ter chamado mais atenção do que o planejado inicialmente – e pelos motivos errados. Ao que parece, um trecho do clipe contém uma arte que não foi criada originalmente pelo pessoal da Naughty Dog, mas sim foi “surrupiado” de... Assassin's Creed 4: Black Flag.

Passando despercebida aos olhos de grande parte do público, a presença da imagem produzida para o sétimo capítulo da série dos assassinos só foi notada por alguém que trabalhou diretamente no título. Azaïzia Aymar, chefe de conteúdo de Assassin's Creed na Ubisoft Montreal, foi ao Twitter falar sobre o caso pouco depois de o vídeo da nova aventura de Nathan Drake ter sido compartilhado.

Em cima, arte original de Black Flag. Em seguida, "homenagem" da Naughty Dog. Xiii!

“Uau, Uncharted 4 está usando uma das artes de AC IV em seu trailer... Eu entendo o ‘ladrão’ no título agora!”, provocou o profissional. Junto da mensagem, Aymar linkou o vídeo no tempo exato em que o protagonista olha para um quadro fixado na parede da sua casa. A pintura só fica visível por alguns segundos antes de a câmera cortar para um cenário semelhante, desta vez renderizado em 3D. O “probleminha” é que a figura emoldurada – que trazia originalmente um pirata parado na praia – é de propriedade da Ubisoft.

"Será que vão perceber?"

Agora fica a dúvida de como a desenvolvedora de Uncharted 4 vai reagir a essa acusação que, apesar do tom de brincadeira, é bastante séria. O trecho será alterado na versão final do game? Isso vai impactar no ambiente modelado para a aventura em si? Haverá uma segunda versão do trailer sem o material “emprestado”? Seja como for, é provável que tenhamos a resposta para essas perguntas muito em breve, afinal os advogados da indústria gamer não costumam brincar em serviço.

Vivendo perigosamente

Vale lembrar que a Naughty Dog já está razoavelmente acostumada a se envolver em polêmicas com esses tipos de inspirações ou apropriações de imagens. Ellie, de The Last of Us, por exemplo, foi tida por muitos como uma personagem claramente baseada em Ellen Page – causando uma confusão danada com a atriz e seu trabalho em Beyond: Two Souls. O mesmo jogo ainda despertou a ira de um cartógrafo norte-americano que viu seu trabalho estampado no metrô virtual de Boston sem sua autorização.

Será que alguém na companhia não vê problemas em usar o Google Imagem para pesquisa de material ou, no caso de Uncharted 4, se trata apenas de uma homenagem a jogos de piratas com o número quatro no título?

A Naughty Dog vacilou ao utilizar uma arte original de Assassin’s Creed? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.