Não há dúvidas de que os robôs estão cada vez mais presentes em alguns setores e recebendo diversas melhorias para deixá-los ainda melhores. Porém, acreditamos que ainda são poucos os que conseguem chegar no nível do que podemos ver no vídeo que está na abertura desta notícia e apresenta o novo modelo do Atlas, que é desenvolvido pela Boston Dynamics — a empresa que foi comprada pela Google e fez algumas pessoas temerem ainda mais a Skynet.

Como é possível ver na gravação que está mais acima, o robô é capaz de realizar diversas atividades, como carregar caixas e até mesmo se levantar caso, por algum motivo, caia no chão. Além disso, ele também pode se movimentar de um jeito que o deixa mais próximo de um humano, bem como atravessar um terreno com níveis diferentes. Para deixar ele ainda mais humanóide, vale dizer que o robô tem cerca de 1 metro e 75 centímetros de altura e pesa quase 82 quilos.

“[Essa é] Uma nova versão do Atlas, feita para operar fora e dentro de construções e voltada para a manipulação de objetos. Ela é movida à energia e atua de forma hidráulica, além de usar sensores em seu corpo e pernas para manter o equilíbrio e LIDAR [sigla para Light Detection and Ranging, uma tecnologia de detecção] e sensores estéreos em sua cabeça para desviar de obstáculos, analisar o terreno, ajudar com a movimentação e manipular objetos”, explicou a empresa. 

O futuro já chegou

Como você pode ver no vídeo que está no topo desta matéria, o robô da Google pode desempenhar uma série de atividades e é capaz de superar adversidades. Nisso, podemos incluir o homem que você também vê nas imagens, que é responsável por derrubar as caixas que o robô carrega e também fazer com que ele seja empurrado várias vezes. Ou seja: se as teorias dos conspiracionistas estiver certa, você certamente não vai querer ser este "treinador".

Você acredita que teremos vários robôs andando por aí nos próximos dez anos? Comente no Fórum do TecMundo