Eu, Robô: carros da Tesla ganham atualização com funções autônomas [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Eu, Robô: carros da Tesla ganham atualização com funções autônomas [vídeo]

Na última quarta-feira, a Tesla anunciou que o software de versão 7.0 chegaria nesta semana aos carros da série Model S, trazendo grandes novidades para deixar a dirigibilidade dos veículos mais “autônoma”.

Segundo o anúncio de Elon Musk, tais capacidades já estão prontas há quase um ano, mas era necessário adicionar os sensores nos veículos e fazer uma série de testes, já que é uma tecnologia muito recente e pode colocar a segurança dos condutores em risco.

Pois bem, desde quinta-feira (15), os veículos elegíveis para tal tecnologia já estão recebendo as novidades — conforme você confere no vídeo que está no topo desta notícia —, que garantem mais tranquilidade e conforto aos consumidores. Com a atualização, o carro não precisa do motorista para realizar tarefas básicas, como se manter numa pista e evitar colisões.

Graças aos sensores, radares e câmeras, o Tesla Model S consegue identificar a proximidade de outros carros e frear antecipadamente ou acelerar quando possível. Os veículos podem até mesmo mudar de faixa, estacionar e evitar colisões, mas eles ainda não são capazes de seguir orientações de trânsito ou completar todo o trajeto solicitado pelo usuário.

Apesar disso, Musk prometeu que essas novidades virão, uma vez que já há mais atualizações em desenvolvimento. Na versão 7.1, os carros da Tesla poderão se deslocar sozinhos para garagens e pegar os condutores quando requisitado.

Vale ressaltar, contudo, que a Tesla não recomenda confiar totalmente no sistema, sendo recomendável sempre manter as mãos no volante e estar atento ao trânsito, uma vez que qualquer acidente é de culpa do proprietário ou condutor, já que veículos não respondem por quaisquer ocorrências.

Durante o anúncio, Elon Musk ainda comentou que pensa num futuro com carros autônomos como o do filme “Eu, Robô” (com Will Smith). Ele revelou que um carro como o Audi RSQ seria interessante, já que ele tem o controle total no trânsito, mas ainda oferece opção de direção manual em situações de emergência.

Será que o futuro será dominado por carros autônomos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.