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Transportes

França gasta R$ 15 bilhões em trens que não cabem nas estações

Erro de comunicação entre empresas estatais obrigou o país a ajustar 1.300 plataformas ao custo de 150 milhões de reais

schedule26/05/2014, às 15:32

França gasta R$ 15 bilhões em trens que não cabem nas estaçõesFonte:

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Os novos trens que a operadora francesa de trens SNCF comprou não cabem nas estações. Ao todo, são dois mil novos veículos adquiridos que são muito grandes para as plataformas de embarque e desembarque do país.

Segundo o Operador de Trem da SNCF, houve uma falha na verificação das medidas que foram dadas pela RFF, empresa responsável pela gestão dos trilhos, antes de encomendar os veículos.

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Estações de tamanhos diferentes

A França conta com duas dimensões de estações, que servem para trens construídos há 50 anos atrás (mais estreitas) e 30 anos atrás (mais largas).  Os trens adquiridos vão circular por estações mais estreitas (de 50 anos atrás) e as medidas passadas dizem respeito às plataformas mais novas.

Para solucionar o problema, a SNCF terá que modificar 1.300 plataformas, ao custo de 50 milhões de euros (R$ 151 milhões). Ou seja, uma em cada seis estações serão afetadas.

Falta de integração

A questão expõe um problema da rede de trens da França. As empresas são órgãos distintos, em esfera federal, estadual, e até municipal, e, aparentemente, não há integração entre seus departamentos de infraestrutura.

O ministro dos Transportes francês Frederic Culliver descreveu a situação como absurda e um "drama cômico". Ele culpou a decisão do governo anterior de separar a rede de trilhos (RFF) da rede de trens (SNCF).