Sem grana para o Natal? Veja quais profissões estão em alta no fim de ano

3 min de leitura
Imagem de: Sem grana para o Natal? Veja quais profissões estão em alta no fim de ano
Imagem: Spath Jewelers

Juntar uma grana para garantir as compras de fim de ano – sejam “autopresentes” ou lembrancinhas para toda a família – nem sempre é fácil e costuma exigir uma boa dose de trabalho durante o ano todo. Porém, se você só resolveu se preocupar com isso a essa altura do campeonato, com cerca de um mês para o Natal, não precisa entrar em desespero. Quer dizer, contanto que você seja um freelancer especializado em algumas das profissões mais requisitadas deste fim de ano, claro!

O portal Freelancer.com, focado na interação entre empresas e profissionais autônomos, aproveitou esse período pré-festas para fazer um levantamento entre os usuários de sua plataforma e desvendar quais são os trabalhos mais requisitados – e, por consequência, lucrativos – desta época em que o instinto de consumidor fala mais alto. A base para a pesquisa foi grande, já que, apenas no último ano, o contato incessante entre ambas as partes do negócio rendeu nada menos que 18 mil projetos em todo o Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A boa notícia vem principalmente para quem tem uma quedinha por setores criativos ou esbanja habilidade na hora de lidar com linhas de código e configurações de servidores, que andam em alta nessa reta final de 2015 e dominam as primeiras posições no ranking de freelas no país. Assim, se você se encaixa nessas profissões ou tem curiosidade e quer se preparar melhor para 2016, confira abaixo quais são os cargos com o maior número de contratações no momento:

1. Programador

Com uma área bastante vasta – cheia de especializações e subsetores – pela frente, o profissional de programação mostra por que vale a pena prestar atenção naquelas aulas de Matemática e Cálculo, encabeçando a lista de trabalhos mais requisitados neste fim de ano. Não importa se o trabalho for voltado para desenvolvimento de aplicativos mobile ou focado em soluções corporativas, o programador parece ter seu lugar garantido nesse rol bem seleto.

2. Designer gráfico

Outra área com muitas opções de atuação, o design gráfico oferece para o profissional a chance de exercitar sua imaginação e usar e abusar de recursos para adequar um produto às necessidades do cliente. É possível trabalhar com todo tipo de veículo impresso – de revistas a livros e jornais – elaborando embalagens, desenvolvendo logotipos, participando processo de criação de uma identidade visual e em mais uma infinidade de cenários criativos.

3. Tradutor

Ao mesmo tempo em que um ditado italiano diz “tradutor, traidor” (“traduttore, traditore”, no original) para indicar que o especialista precisa corromper o texto original para adaptar seu significado, a profissão se mostra popular o suficiente para não trair o seu praticante e figurar entre as vagas mais requisitadas para freelances. Seja em livros, games ou localização de softwares, a tradução – nos mais variados idiomas – mostra sua força no período.

4. Web designer

Criar um site bacana parece ser algo simples e fácil, do tipo que aquele sobrinho adolescente consegue resolver em um ou dois dias, certo? Se isso deu calafrios só de ler, então você é do tipo que entende a importância de um bom web designer, capaz de elaborar uma página completamente funcional e que atende tanto às demandas dos visitantes como as da empresa contratante. Felizmente, o mercado parece também apreciar o trabalho desse pessoal e anda os incluindo em seus projetos para a internet.

5. Administrador de banco de dados

Profissão de extrema importância para praticamente qualquer empresa, o administrador de banco de dados – ou DBA (Database Administrator), como é geralmente chamado – tem a dura missão de garantir a integridade das informações armazenadas e a fluidez de toda estrutura de acesso a eles – agilizando processos e administrando privilégios dos usuários. Basta que o banco de dados caia ou fique lento para que a presença – ou falta – desse profissional seja sentida de imediato. De acordo com o Freelancer.com, o domínio de MySQL é indispensável.

--

Não se enquadrou em nenhum desses casos? Sem problemas, nem tudo está perdido. Segundo o portal, outros cargos também fazem parte da listagem – ainda que não tenham sido colocados em ordem de popularidade. Esse é o caso com vagas de edição de vídeo, desenvolvedor de banners, especialistas em Photoshop e produtores de conteúdo. E aí, pronto para tirar um dinheiro extra com o seu talento e dedicação?

Já garantiu seu presente de Natal ou vai ter que ralar para juntar um dinheirinho? Comente no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.