Novo USB será capaz de transmitir vídeos em Ultra HD

1 min de leitura
Imagem de: Novo USB será capaz de transmitir vídeos em Ultra HD

A VESA (Associação de padrões para eletrônicos de vídeo) anunciou hoje uma alternativa para a DisplayPort do próximo conector USB de Tipo-C padrão, que permitirá que conectores e cabos com esse formato possam distribuir DisplayPorts digitais.

Com essa nova função, estes cabos USB de tipo-C poderão ser utilizados para conectar monitores, TVS, estações de docking e muito mais. Possuindo a capacidade de suportar displays e carregar consigo dados de vídeo via USB, poderemos usar essa forma de conexão para carregar dispositivos com telas 4K e outras funções de alta resolução.

Basicamente o que o novo DisplayPort Alt Mode faz é se reapropriar de uma das quatro vias de supervelocidade do USB tipo-C para a função de vídeo, o que permite que diferentes acessórios se valham desta nova função para transmitir conteúdo de áudio e vídeo em alta resolução junto com dados normais de USB além de energia.

Disponível apenas em 2015

O novo tipo de conector USB ficou pronto em agosto, e graças ao seu novo design ele servirá tanto para computadores maiores quanto para dispositivos móveis. Ele também está certificado de alcançar as velocidades de uma porta USB 3.1, capaz de transferir até 10 gigabytes por segundo, junto com 100 W de energia.

O padrão começará a ser utilizado pela indústria como um todo a partir do ano que vem e o primeiro dispositivo a utilizá-lo será o vindouro MacBook de 12 polegadas da Apple.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.