Transforme seu pendrive em um pacotão de aplicativos

Esqueça que seu pendrive serve apenas para levar arquivos de um lado para o outro e transforme-o em um mini HD
  • Visualizações43.768 visualizações
Por Camila Camargo em 16 de Dezembro de 2008

Não há dúvida que os pendrives são ferramentas extremamente úteis no nosso cotidiano, pois é possível levar para qualquer lugar todo o tipo de arquivo. Se você tem por volta dos 15 anos, provavelmente nunca viu um disquete – sorte sua -, mas já ouviu falar neles pelo menos. Os disquetes, com certeza, ajudaram a facilitar a vida de muitas pessoas, pois com eles era possível transportar documentos, fotos, tabelas e arquivos para todos os lugares, porém nem sempre eles chegavam “inteiros” ao destino.

Quem usou a tecnologia do disquete, certamente tem alguma história para contar sobre o dispositivo e, nem sempre, uma história feliz. Além de possuir capacidade limitada – aproximadamente 2 MB-, os famosos disquetes eram muito instáveis, ou seja, você salvava um arquivo hoje, mas tinha arrepios quando ia abri-lo novamente, porque a possibilidade dele ter se perdido era enorme.

Felizmente, os pendrives chegaram e lançaram uma nova esperança na vida de quem precisa transportar arquivos para todos os lugares, pois como este dispositivo é mais seguro que o disquete, todos podem dormir sossegados. Além da segurança oferecida pelos pendrives, mudanças significativas na capacidade também foram aprimoradas, pois se compararmos 2 MB com os 16 e 32 GB dos pendrives atuais pode-se notar a enorme diferença.

As coisas mudam...ainda bem!

Use seu pendrive para...

Para que você tire o melhor proveito possível do seu dispositivo, neste tutorial vamos ensinar como inserir vários aplicativos interessantes no seu pendrive e, assim, usá-lo ainda mais. Para começar, vale lembrar que você precisa ter um pendrive de acordo com as suas necessidades, ou seja, não adianta você querer ter mais programas do que a capacidade do dispositivo aceita.

Do que você precisa

Para começar a colocar programas portáteis no seu pendrive e deixá-lo pronto para qualquer tarefa, é importante que você faça o download do aplicativo PortableApps. Esta suíte permite que aplicativos que tenham versão portátil, rodem com mais desenvoltura no seu pendrive. Além disso, ela oferece programas voltados ao trabalho (BrOffice), um navegador (simplesmente o Mozilla Firefox), um antivírus, mensageiro instantâneo e até um Sudoku.

Em primeiro lugar, faça o download do PortableApps, mas antes de instalá-lo, conecte seu pendrive na porta USB do computador. Feito isso, proceda a instalação normalmente, porém preste atenção na hora de escolher o local que a pasta do aplicativo será salva, pois você precisa salvá-la no seu pendrive. Para isso, quando esta tela aparecer, clique em “Browse” e, em seguida, selecione o seu pendrive.

 

Confira os passos necessários.

Vale lembrar que para poder instalar a suíte de aplicativos, você precisa ter mais de 516 MB disponíveis no seu pendrive e, desta forma tudo possa funcionar corretamente. Depois de instalado no pendrive, basta abrir a suíte e desfrutar dos programas disponibilizados. Para isso, clique sobre os aplicativos que deseja utilizar naquele momento e se aventure no mundo portátil oferecido pelo PortableApps.

Interface descolda.

Quer mais?

Mesmo com a grande quantidade de aplicativos, você pode não estar satisfeito com alguns deles ou, simplesmente, precisa de algo mais específico. Sem problemas, com o PortableApps, é possível adicionar quantos aplicativos seu pendrive  suportar sem se preocupar.

Ainda bem que as coisas mudam!

Do que mais você precisa?

Digamos que você precisa de um player de música portátil, um descompactador, editor de imagens ou um gravador de CDs e DVDs. Você pode inserir todos este aplicativos clicando – na interface do PortableApps – em “Opções/Adicionar Programas”.

Para escolher os programas e usar esta opção, entre na categoria “Ferramentas para pendrives”, selecione o aplicativo que você precisa e faça o download normalmente. Quando for instalá-lo, siga o mesmo procedimento, ou seja, não se esqueça de selecionar o diretório do pendrive para que o programa seja armazenado dentro do dispositivo.

Atalho na barra de sistemas.Para ter acesso aos aplicativos instalados ou os que acompanham a suíte, basta inserir o pendrive em qualquer computador e aguardar que as opções de ações sejam exibidas. Se isso não acontecer, vá até “Meu Computador/Dispositivos com armazenamento removível”.

Enquanto o PortableApps estiver funcionando, um pequeno ícone é exibido na barra de sistemas (barra ao lado do relógio), para abri-lo, clique com o mouse sobre o ícone e aproveite tudo o que seu pendrive tem a oferecer.

Saia do feijão com arroz, transforme seu pendrive em um mini disco rígido e descubra que ele pode ser usado em muitas outras tarefas e ir além de levar seus arquivos, vídeos, músicas ou fotos.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!