Acerte de prima: CES 2015 traz novo cabo USB Type-C com encaixe reversível

1 min de leitura
Imagem de: Acerte de prima: CES 2015 traz novo cabo USB Type-C com encaixe reversível

A edição 2015 da Consumer Electronics Show começou no domingo (4) e já está bombando com as maiores novidades do mundo da tecnologia. Em meio a anúncios de celulares fantásticos, monitores sensacionais e um roteador com design maluco, dizer que o lançamento de um “mero” cabo pode ser um dos destaques da feira é algo estranho, mas fica fácil entender o motivo disso. As pessoas presentes na CES 2015 puderam manusear alguns cabos USB 3.1 no padrão Type-C e sentir o gostinho de acertar o encaixe do acessório logo de primeira.

Utilizando um plug de tamanho reduzido, semelhante ao estilo adotado tanto pelo cabo micro USB de celulares Android como o Thunderbolt que conecta dispositivos móveis da Apple, o novo padrão promete acabar com a frustração dos consumidores. Com o design atual dos cabos USB, o usuário tem 50% de chances de acertar o encaixe corretamente, mas, por causa de “forças inexplicáveis”, geralmente só acertamos o lado certo para fazer a conexão lá pela terceira ou quarta tentativa.

Isso não existe mais com o USB Type-C, uma vez que o conector tem um encaixe reversível e pode ser plugado em qualquer sentido – poupando uma boa dose de xingamentos. O acessório, apesar de ser criado para atender a tecnologia USB 3.1, não tem nenhum problema para fazer a retrocompatibilidade com conexões USB 2.0 ou 3.0, diminuindo a velocidade para se adequar aos plugs mais antigos.

Esses novos cabos, além da praticidade já mencionada, também não fazem feio na largura de banda, podendo apresentar transferências de até 10 Gbps. Além da alta taxa de tráfego de dados, o aparato vai poder ainda transmitir vídeos com qualidade 4K ou superior, além de som e eletricidade, se mostrando uma ótima solução unificada de multimídia para o futuro próximo.

Fica a dúvida de quanto tempo vai levar para paramos de olhar o cabo USB antes de encaixá-lo no PC – apenas para falhar miseravelmente. Não esqueça de passar na seção de comentários para deixar sua opinião sobre a nova tecnologia ou o seu “amor” pelos cabos atuais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.