Análise: Ultrabook Positivo Ultra X8600 [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Análise: Ultrabook Positivo Ultra X8600 [vídeo]

O lançamento do Windows 8 trouxe uma enxurrada de ultrabooks para o mercado. Todos os maiores fabricantes de computadores do mundo entraram na onda, e a Positivo Informática não poderia ficar de fora.

O Positivo Ultra X8600 possui um hardware relativamente bom, um design ultrafino e muita leveza, destacando-se também pelas suas medidas. Apesar de não trazer um leitor de CD ou DVD, o equipamento aceita cartões de memória e ainda traz portas USB 3.0 para conexão externa.

Nós testamos e analisamos o ultrabook da Positivo e contamos para você se vale a pena investir o seu dinheiro em uma máquina dessas.

Especificações técnicas

  • Processador Intel Core i5-3317U 1,7 GHz (Ivy Bridge);
  • Chipset: Intel HM77;
  • Gráficos: Intel HD Graphics 4000 (integrado);
  • Memória: 8 GB RAM DDR3 1.333 MHz;
  • Monitor: LCD 14 polegadas com resolução de 1366x768 pixels e com tecnologia LED;
  • Armazenamento: SSD 30 GB + HD 500 GB;
  • Leitor de cartões: MMC, SD, SDHC e SDXC;
  • Câmera: 1 megapixel;
  • Conectividade: 10/100/1000 LAN, Bluetooth 4.0, 802.11 b/g/n WLAN;
  • Teclado: Português-BR;
  • Touchpad: Multitoque;
  • Interface: 1 x HDMI, 1 x USB 2.0, 2 x USB 3.0, fone de ouvido + microfone, 1 x RJ-45;
  • Áudio: Estéreo com 2 alto-falantes;
  • Bateria: Li-Ion com 8 células;

Aprovado

Design caprichado

O design do Positivo Ultra X8600 é caprichado. A máquina pesa 1,6 kg e possui 19 milímetros de espessura: cerca de 2 milímetros e 200 gramas a mais que o MacBook Air de 13 polegadas. O acabamento do produto é de primeira qualidade, incluindo todos os detalhes da carcaça do aparelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo)

A tampa do ultrabook possui uma camada metálica com acabamento em aço escovado, dando um aspecto muito bom para o X8600. A bateria do aparelho não é removível — o que é comum em muitos ultrabooks. Graças a isso, a parte inferior aparenta ser muito mais firme e sólida.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O teclado é no formato "chocolate" e as teclas são relativamente macias ao toque, o que facilita na hora da digitação.

O touchpad é espaçoso e possui uma precisão razoável nos toques. Graças a isso, comandos específicos do Windows 8 e funções de multitoque, como zoom (gesto de pinça) e a rolagem da tela, podem ser executados com tranquilidade. Os dois botões que acompanham o touchpad poderiam ser mais macios, mas isso não chega a prejudicar o uso do dispositivo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Desempenho para tarefas simples e muito mais

O hardware do Positivo Ultra X8600 é adequado. O processador Core i5 de terceira geração é capaz de executar as tarefas do dia a dia, como navegar na internet, trabalhar e executar softwares diversos com muita eficiência.

O chip integrado Intel HD 4000 proporciona a exibição de vídeos e imagens em alta definição e consegue rodar muitos games atuais. Você não vai conseguir jogar Crysis 3 com todos os detalhes no máximo, mas é bem provável que seja possível conseguir um resultado satisfatório com configurações mais discretas e alguns filtros mais avançados desativados.

Boot demorado? Isso é coisa do passado

Se você está acostumado a ligar o computador e sair para passear enquanto ele termina o boot, pode começar a mudar os seus conceitos. A união do Windows 8 com um disco SSD proporciona um boot incrivelmente rápido, levando pouco mais de 10 segundos desde quando você pressiona o botão de ligar até a máquina estar com a tela do sistema operacional pronta para o uso.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Apesar de o disco SSD ser de apenas 30 GB, ele trabalha em conjunto com o HD comum de 500 GB para aumentar o desempenho do equipamento. Isso é possível graças à tecnologia de armazenamento rápido Intel, que faz com que o disco sólido seja utilizado como cache do HD normal. Dessa maneira, o sistema pode ficar muito mais ágil, principalmente em atividades de multitarefa.

Outro fator que contribui para a velocidade do sistema são os 8 GB de memória RAM. Isso é muito mais do que o suficiente para que você possa executar uma infinidade de aplicativos simultaneamente sem precisar se preocupar com lentidão no computador.

Softwares embarcados

Muitos fabricantes de notebook enviam as suas máquinas com uma enorme quantidade de aplicativos instalados de fábricas: são os chamados “crapware”, uma grande quantidade de programas que possuem pouca utilidade e servem apenas para deixar o sistema mais lento e pesado.

Contudo, a máquina da Positivo traz poucas — e úteis — alternativas de softwares instalados. Existem programas para a exibição de notícias, horóscopo, esportes, backup e guia de concursos, entre outros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O Ultra X8600 também traz o Positivo Conecta, que é excelente para gerenciar a sua biblioteca de mídia. Com o aplicativo, é possível organizar os seus livros digitais, músicas, vídeos, imagens e documentos em um único lugar. O software já traz incluídos diversos livros em formato digital.

Ainda com os aplicativos embarcados, você leva uma versão de 30 dias do Microsoft Office 2010 e o McAfee Internet Security instalados.

Tecnologia antirroubo e segurança

Assim como os outros equipamentos da série Ultra, o X8600 vem de fábrica com o sistema antirroubo Intel. Através dele, é possível que o usuário bloqueie a sua máquina remotamente, evitando a perda de dados importantes.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Como o sistema é baseado em hardware e não em software, a vida dos criminosos fica um pouco mais complicada na hora de tentar desativar o sistema. O serviço é gratuito por três meses, depois disso é preciso renovar a assinatura.

Quem quer garantir a privacidade pode aproveitar o software “Monitora” da suíte de aplicativos Mundo Positivo. O programa utiliza a webcam para detectar e gravar movimentos ocorridos na frente do computador. Além disso, ele também dispara um alarme que pode ser programado para bloquear o sistema.

Reprovado

Sem tela de toque

Por mais que o Positivo Ultra X8600 possua um hardware de ponta, é difícil trabalhar com o Windows 8 em um ultrabook que não possua uma tela de toque. O novo sistema operacional da Microsoft foi desenvolvido para funcionar melhor com telas assim, e navegar pela nova interface do software utilizando apenas um touchpad — mesmo que esse seja multitoque — ainda é um pouco desajeitado e desconfortável.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Isso acaba levando o usuário a ignorar a nova interface e buscar desesperadamente pela antiga Área de trabalho para voltar a se sentir em casa.

Publicidade na Área de trabalho

O Ultra X8600 traz algumas novidades não muito agradáveis para o Desktop. Poucos minutos após ligar o computador, você encontra uma barra lateral que exibe anúncios publicitários dentro da sua Área de trabalho. Essas imagens acabam consumindo banda de internet, processamento e, consequentemente, bateria. Além disso, causam poluição visual.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Essa barra de anúncios pode até ser desativada, mas isso não é algo que um usuário comum tenha facilidade para fazer. Pagar por um computador e ainda ser obrigado a visualizar publicidade no Desktop não é algo muito agradável.

A bateria não dura como o prometido

Uma das primeiras coisas que você vê quando abre a tampa do ultrabook pela primeira vez é a etiqueta contendo as especificações técnicas do aparelho, e um dos itens que mais chama a atenção nela é a durabilidade da bateria: de acordo com o fabricante, a autonomia do equipamento é de 7 horas.

Durante os testes, a máquina aguentou cerca de 1h30 com todos os recursos sendo utilizados ao máximo, com a configuração de energia configurada para o modo “Alto Desempenho”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

No segundo teste, a máquina foi configurada para trabalhar no modo “Economia de Energia”, e aguentou pouco mais de 2h30 antes de perder o fôlego.

A única alternativa viável para fazer a bateria realmente durar um tempo aproximado do anunciado é configurar o PC para a opção “Economia máxima de energia”, em que apenas os dispositivos essenciais permanecem ligados e a frequência de trabalho do processador diminui consideravelmente.

Com essa última configuração, o notebook ficou extremamente limitado em recursos, mas conseguimos esticar a duração da bateria para cerca de 5 horas. Uma marca razoável, mas ainda longe das 7 horas prometidas.

Vale a pena?

O Positivo Ultra X8600 é um ultrabook capaz de concorrer diretamente com outros equipamentos desenvolvidos fora do país. Felizmente, a qualidade do computador brasileiro é satisfatória.

O design do produto é elegante, principalmente a parte superior, que é coberta por uma tampa de metal em aço escovado. O acabamento é de bom gosto e todos os elementos combinam muito bem, principalmente o hardware que fica embaixo do “capô”, que apresenta um desempenho muito bom.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo)

O pacote de softwares enviados pela Positivo Informática não chega a ser um diferencial, mas apresenta soluções interessantes para o usuário comum, com exceção ao painel que exibe publicidade na Área de trabalho — que pode ser desativado.

A ausência de uma tela de toque em um ultrabook com Windows 8 diminui muito a experiência de uso, mesmo que o touchpad seja razoavelmente bom.

Apesar de a bateria não ter a autonomia prometida, o modo econômico consegue proporcionar um bom tempo de uso com máquina fora da tomada, o que é sempre interessante em um computador compacto e leve como esse.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O preço do equipamento é bastante razoável. Durante a elaboração desta análise, foi possível encontrar lojas comercializando o produto por preços que variavam entre R$ 1.700 e R$ 2.300.

Sendo assim, o Positivo Ultra X8600 oferece uma excelente relação custo-benefício, trazendo, por um preço interessante, um hardware relativamente bom embalado em uma carcaça com um design caprichado.

O computador não é perfeito, mas mostra que a Positivo Informática está no caminho certo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.