Review: caixa de som Bluetooth UE Megaboom

7 min de leitura
Imagem de: Review: caixa de som Bluetooth UE Megaboom

A Ultimate Ears já tem longos anos aí na estrada de produtos de áudio, sendo uma das marcas pioneiras no segmento de itens com tecnologia Bluetooth.

Sendo uma submarca da Logitech, a companhia ganhou espaço em vários territórios nos últimos anos, marcando presença também no Brasil com vários dispositivos de alta qualidade.

Agora, a marca traz suas novas caixas de som para o nosso mercado, incluindo um modelo que muitos consumidores aguardavam ansiosamente: a Megaboom. Divulgada como a evolução da Boom, essa versão ganha alguns adicionais bacanas que prometem incrementar a experiência daqueles que adoram curtir música em volume alto em qualquer lugar.

As principais novidades são a melhoria no som — que entrega nível de intensidade ainda mais elevado — e a bateria com autonomia de até 20 horas. Além disso, a fabricante destaca a certificação IPX7 (proteção contra água em imersão por até 30 minutos) e a possibilidade de sincronização com várias caixas. Quer saber mais? Então acompanhe este review!

Especificações

Design simpático

Enquanto algumas fabricantes apostam em designs mais sérios e até bastante básicos, a Ultimate Ears opta por visuais descontraídos e que agreguem valor ao estilo de vida dos consumidores. Vários dos dispositivos que a marca já apresentou anteriormente primaram por esses diferenciais, o que se mostra algo importante também no Megaboom.

Bom, o formato cilíndrico é bem típico da marca, já que a própria Boom e a Boom 2 apresentavam as mesmas características visuais. A diferença aqui é o aumento no tamanho geral do produto, já que a empresa realizou uma série de alterações internas para entregar melhorias de som e bateria.

Portátil, resistente e com design ousado, a Megaboom é perfeita para qualquer situação

Ela mede 8,3 centímetros de diâmetro e 22,6 centímetros de altura, o que ainda mostra a preocupação da fabricante em manter a característica da portabilidade acima de tudo. Pesando menos de 900 gramas, a Megaboom também se mostra ideal para transportar na mochila no dia a dia. Dá até para levar duas unidades sem problemas.

Por fora, o design continua muito parecido. O modelo que nós recebemos apresentava uma combinação de cores roxa e azul. Boa parte da lateral é recoberta com tecido, garantindo a passagem do som. Uma pequena faixa no meio dessa área é de material emborrachado, local em que a fabricante optou por manter dessa forma para instalar botões gigantes de volume.

No topo, é possível encontrar o botão de energia (que conta com um indicador de bateria básico, que alterna entre as cores branca e vermelha) e um ícone de Bluetooth para indicar o status da conexão. Abaixo da caixa de som estão os conectores de áudio (do tipo P2) e de energia (USB padrão de celulares Android).

Som potente e de qualidade

Design é uma característica muito requisitada, mas certamente nada é mais importante em um produto de áudio do que a qualidade sonora. E, nesse ponto, a UE faz bonito! A Megaboom conta com dois alto-falantes e dois radiadores passivos, que juntos entregam uma potência total de 36 watts RMS.

Pode não parecer muita coisa, mas pensando no segmento de portáteis, a fabricante tem em mãos um dos modelos mais robustos da atualidade. Levando em conta o tamanho do produto, dá para dizer que os graves são bem reforçados.

O som que sai dos alto-falantes é suficiente para fazer uma festa num ambiente de até 50 m², pensando é claro em um nível de volume satisfatório. Acha pouco? Bom, na verdade, dá para se afastar quase 30 metros em linha reta e ainda ouvir a música rolando com boa qualidade.

É interessante notar que o Megaboom não apenas entrega volume satisfatório, como também apresenta fidelidade e qualidade na reprodução dos sons, seja com o Spotify ou programas de áudio que reproduzam arquivos MP3 (ou mesmo WAV descomprimido).

O sistema de áudio da UE Megaboom é bem equilibrado, de forma que o volume é elevado gradativamente, sendo que todos os níveis de som são acrescidos simultaneamente. Esse parâmetro é válido até quase 80% do grau máximo. A partir desse ponto, o produto deixa de incrementar os graves, dando prioridade para agudos e médios.

Aplicativo, DJs e sincronização

Para ter o controle total da caixa de som, a Ultimate Ears oferece um aplicativo dedicado para a Megaboom. O software é compatível com iOS e Android, sendo que a interface é bastante intuitiva.

Com o programa, você pode ajustar o volume, verificar o nível de bateria, alterar a equalização, programar alarmes, atualizar o produto e muito mais.
Infelizmente, o aplicativo UE Megaboom não está disponível em português, mas é tudo tão fácil, que é rápido aprender a configurar a sua caixa de som.

Entre as tantas configurações, há duas que ganham atenção especial: Block Party e PartyUp.  A primeira permite que vários smartphones se conectem à caixa de som, criando uma lista de reprodução unificada e bem diversificada. Todos podem ser DJs e participar da festa.

A segunda função serve para interligar várias caixas de som em um único aparelho. Se você tem muito dinheiro ou se vários amigos seus também comprarem a Megaboom, vocês podem sincronizá-las no aplicativo e criar um som ainda mais envolvente.

Bateria monstruosa!

O quesito “autonomia de bateria” é um negócio sempre complicado em qualquer aparelho eletrônico, afinal, todo mundo quer usar seus dispositivos o máximo possível sem ter que ficar próximo de uma tomada.

Considerando o tamanho da Megaboom, a expectativa é de que a autonomia de bateria não seja das melhores, já que imaginamos que alto-falantes de potência elevada e tamanho avantajado consomem muita energia.

A UE Megaboom consegue reproduzir músicas por aproximadamente 10 horas

Bom, a fabricante alega que este modelo tem autonomia de até 20 horas, o que parece ser um número bastante irreal. Na prática, a gente consegue resultados que chegam quase nisso, mas tudo depende muito da forma como você utiliza a caixa de som.

Por exemplo: se você curte músicas no volume máximo, toca muitos sons com excesso de graves, mantém o celular muito afastado da caixa de som ou só usa o modo Bluetooth, a probabilidade de reduzir esse número é bem grande.

A Ultimate Ears não informa como foi realizada a verificação de duração da bateria, tampouco informa em que condições o consumidor pode esperar tal autonomia. Assim, nós realizamos alguns testes diferenciados para averiguar como o componente se comporta em diferentes situações e o que você pode esperar na prática. Confira os resultados:

  • Bluetooth ligado, volume em 80%, smartphone a menos de um metro, reprodução de músicas com excesso de graves: duração aproximada de 10 horas e 30 minutos
  • Bluetooth ligado, volume em 30%, smartphone a menos de um metro, reprodução de músicas com excesso de graves: duração aproximada de 15 horas
  • Cabo conectado, volume em 50%, reprodução de músicas com excesso de graves: duração aproximada de 18 horas

Como você pode ver, em nossos testes, a UE Megaboom não conseguiu alcançar os números prometidos pela fabricante, o que significa que os parâmetros utilizados em nossa análise diferem bastante dos que foram usados pela empresa. De qualquer forma, fica evidente que é muito difícil chegar a 20 horas de bateria.

Os tempos obtidos não são ruins, ainda mais se considerarmos a potência do som. Uma caixa de som desse porte que consegue reproduzir músicas por aproximadamente 10 horas é algo bastante surpreendente. Dá para levar em um passeio ou para o churrasco do fim de semana e curtir sem precisar de uma tomada por perto.

Vale a pena?

No fim do dia, a Megaboom se mostrou uma verdadeira companheira para todas as festas. Ela é bonita, potente, tem bateria que dura muito, opção de sincronização e um aplicativo muito fácil de usar. A leveza do produto e a proteção contra água só deixam o dispositivo ainda mais atraente.

A UE Megaboom chega ao consumidor brasileiro por valores que variam de R$ 900 a R$ 1.400, preços praticados por grandes lojas. Os números parecem bastante elevados, mas as propostas estão dentro do esperado, sendo que as melhores ofertas até surpreendem positivamente, uma vez que essa caixa de som custa lá fora cerca de 300 dólares.

Os valores mais baixos praticados por algumas lojas colocam a Megaboom para concorrer com a JBL Charge 3, que entrega um pouco mais da metade da potência, a mesma autonomia de bateria e alguns diferenciais interessantes (como um Powerbank para recarregar o seu celular).

Por outro lado, os preços mais camaradas se mostram bastante interessantes quando comparamos este modelo com a JBL Extreme. Este entrega um pouco mais de potência, porém pesa mais e tem autonomia de bateria inferior.

Se você quer uma caixa de som robusta e pronta para toda ocasião, a Megaboom pode ser a opção perfeita. Ela não tem truques de luzes ou microfone, mas vários dos recursos oferecidos são bacanas para o dia a dia. O preço pode ser salgado para muita gente, porém ela está na faixa adequada e o investimento vale a pena!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.