Sistema operacional móvel Ubuntu Touch será lançado em 17 de outubro

1 min de leitura
Imagem de: Sistema operacional móvel Ubuntu Touch será lançado em 17 de outubro

(Fonte da imagem: Reprodução/PCWorld)

A audaciosa experiência de financiamento coletivo do Ubuntu Edge pode ter fracassado, mas o sonho de fundir o celular ao PC continua vivo. O Ubuntu Touch, o sistema operacional móvel que foi desenvolvido para propulsionar o smartphone da Canonical finalmente ganhou sua própria data de lançamento: 17 de outubro, junto ao Ubuntu Linux 13.10.

A notícia veio de um post de blog do coordenador de Perguntas e Respostas da empresa, Nicholas Skaggs, e de uma mensagem do arquiteto técnico da companhia, Loïc Minier, enviada à lista de emails de uma equipe envolvida no Ubuntu Phone.

“Estamos a exatamente um mês de distância do lançamento do [Ubuntu 13.10] Saucy Salamander. Como parte dessa novidade, a empresa se compromete a entregar uma imagem do Ubuntu Touch pronta para instalar em dispositivos compatíveis”, disse Skaggs. Em sua mensagem, Minier confirmou: “Só mais quatro semanas e meia e o phone 1.0 será uma realidade”.

O que esperar

(Fonte da imagem: Reprodução/PCWorld)

A versão para desenvolvedores do sistema operacional foi lançada em fevereiro e funciona nos smartphones Galaxy Nexus e Nexus 4 e nos tablets Nexus 7 e Nexus 10. O Ubuntu Touch é basicamente uma interface móvel para o OS para computadores. Além de funcionar em aparelhos portáteis, o software pode iniciar a versão completa para desktops quando ligado a um monitor.

No entanto, não espere ver gadgets com o Ubuntu Touch inundando as estantes das lojas em pouco tempo. Mesmo com a imagem da versão 1.0 disponível para download mês que vem, a Canonical afirma que os primeiros dispositivos discretos com o sistema operacional só devem sair no final deste ano ou no começo de 2014.

A companhia disse ter recebido numerosos pedidos de fabricantes durante a campanha do Edge, que levantou quase US$12 milhões (aproximadamente R$ 26,4 milhões). Enquanto os novos aparelhos não vêm, os mais aventureiros (e tecnologicamente hábeis) podem ajudar a causa ao baixar a versão de desenvolvimento do Ubuntu Touch e reportar quaisquer falhas que encontrarem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.