Mangá de código aberto ensina Linux para iniciantes

1 min de leitura
Imagem de: Mangá de código aberto ensina Linux para iniciantes

(Fonte da imagem: Ubunchu!)

Você sempre teve vontade de experimentar o Ubuntu (sistema operacional livre baseado no código aberto Linux), mas acha que ele é algo complexo e cheio de peculiaridades? Um autor resolveu explicar todo o funcionamento do serviço de software livre por um mangá, formato japonês de história em quadrinhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Criado pelo artista Hiroshi Seo, o Ubunchu! é um mangá em sete capítulos que conta a história de três estudantes que trabalham com administração de sistemas – e estão começando a se aventurar pelo mundo do software livre. Além da história,  portanto, o livro conta com várias explicações leves sobre como é o uso do Ubuntu, tudo para aumentar a popularidade do Linux.

Segundo o Ztop, já que o conteúdo é sobre open source, o artista resolveu também compartilhar livremente as páginas da história em PNG e o contrato em Creative Commons, que contém as bases sobre o que pode e o que é proibido fazer com as cópias (como comercializá-las, por exemplo).

Para acessar as traduções, é só acessar o site do mangá e clicar nos capítulos desejados. Os três primeiros volumes já estão disponíveis em português.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.