Sistema de selfies do Uber para ajudar na segurança do app chega ao Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de selfies do Uber para ajudar na segurança do app chega ao Brasil

Apesar de ser vastamente utilizado em várias capitais e cidades do país, o Uber ainda não conquistou todo mundo. Há quem seja cético ou desconfiado, duvidando da segurança do aplicativo – isso ocorre principalmente com as mulheres, que têm receio de entrar no carro de um estranho. Contudo, o Uber está implementando um novo sistema que pode tirar parte desses receios – e ele acaba de chegar ao Brasil.

Agora, a empresa vai inserir um recurso chamado “verificação de identidade em tempo real”, uma funcionalidade de segurança que utiliza o Microsoft Cognitive Services para proteger tanto os motoristas parceiros quanto os usuários. E o que é isso? Basicamente, o motorista precisa tirar uma selfie.

A ideia é simples: aleatoriamente, o aplicativo do Uber pode pedir para o motorista do app para tirar uma foto do próprio rosto antes de aceitar uma viagem ou ficar online no utilitário, tudo para que a empresa entenda que de fato o motorista é quem diz ser, evitando fraudes ou comprometimento da conta por terceiros. Exemplo: uma conta de motorista foi roubada e está sendo utilizada por sequestradores que aproveitam a oportunidade para agir como um motorista da companhia; com esse fator novo de segurança, isso pode ser evitado.

A requisição de selfie é aleatória e pode acontecer em qualquer momento, tudo para evitar falhas e aumentar a segurança

A seleção aleatória serve justamente para evitar qualquer falha no processo, e o Microsoft Cognitive Services utiliza uma tecnologia capaz de comparar a selfie com a foto do banco de dados em apenas alguns segundos. Se a imagem não for compatível, a conta do motorista é bloqueada por alguns instantes enquanto a equipe do Uber verifica a situação.

Em outras palavras: o recurso serve para confirmar que você está entrando no carro certo da pessoa certa. Essa adição faz parte de mais uma iniciativa do Uber em aumentar a segurança na viagem. Anteriormente, a companhia implementou um método que requer o CPF do solicitante da viagem que pagará a corrida em dinheiro. O que você achou da novidade?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.