Uber entra de vez na corrida dos carros autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Uber entra de vez na corrida dos carros autônomos

O Uber entrou pra valer na corrida em busca de um veículo autônomo. A empresa divulgou a primeira foto oficial de seu Ford Fusion híbrido adaptado para andar por aí sem motorista.

O carro, que já havia sido flagrado no ano passado e agora está sendo testado nas ruas de Pittsburgh – a “Cidade do Aço”, onde o Uber estabeleceu seu Centro de Tecnologias Avançadas –, é equipado com radares, scanners a laser e câmeras de alta resolução para fazer o mapeamento detalhado de seus arredores.

Em um post divulgado em seu blog oficial, a companhia diz o seguinte: “Enquanto o Uber ainda está no início de seus esforços voltados para o desenvolvimento da direção autônoma, cada dia de teste resulta em melhorias. Neste momento, estamos focados em estabelecer a tecnologia da forma correta e garantir a segurança de todos – pedestres, ciclistas e outros motoristas”.

Como o veículo ainda está sendo testado, todas as voltas dele por aí são feitas com a presença de um motorista de verdade que pode interferir em situações de emergência. Um jornalista do Pittsburgh’s Tribune-Review foi convidado para dar uma volta no carro e disse que, por hora, todas as funções de aceleração, freio, direção e outras ações básicas estão sendo desempenhadas de forma autônoma.

Os sensores foram capazes de detectar carros saindo de estacionamento, ciclistas e até mesmo um ganso atravessando a rua. Caso apareça algum objeto com o qual o sistema automatizado não saiba lidar ou algum carro dê uma fechada no veículo do Uber, um sinal sonoro é emitido, indicado que o motorista de plantão precisa assumir o controle – de qualquer forma, o controle manual pode ser acionado a qualquer momento.

Não há qualquer previsão de quando o veículo autônomo do Uber será lançado, já que a empresa não publica informações de forma tão frequente como outras companhias, mas a expectativa é de que, tão logo o projeto seja concluído, que o carro passe a fazer parte da sua frota.

Quem será que consegue emplacar o primeiro veículo autônomo? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.