Como funciona o uberPOOL, a modalidade mais barata do Uber?

1 min de leitura
Imagem de: Como funciona o uberPOOL, a modalidade mais barata do Uber?

O uberPOOL chegou hoje para os usuários Uber em São Paulo. A nova modalidade promete ser mais barata que a categoria uberX e, consequentemente, uber Black. Isso acontece porque o valor total da viagem é compartilhado — e você vai entender melhor como ela funciona agora.

De acordo com um comunicado para imprensa, a Uber atesta que a nova modalidade, além de mais barata para os passageiros, diminui o tempo ocioso entre viagens para os motoristas.

Gui Telles, o gerente geral da Uber em São Paulo, disse que o uberPool tem a capacidade de transformar o jeito que a cidade se movimento: "Ele torna mais fácil o compartilhamento de uma viagem para pessoas que estão indo na mesma direção. Isso significa viagens mais baratas para passageiros e menos congestionamento nas cidades. Em São Francisco, o uberPOOL já corresponde a quase metade da viagens de Uber na cidade e, por mês, evita a emissão de mais de 120 toneladas de dióxido de carbono!”. Por isso, a ideia é que essa mudança também aconteça em São Paulo.

Como funciona?

O uberPool oferece um carro compartilhado para usuários que vão seguir caminhos semelhantes. Até o momento, apenas veículos da categoria uberX podem participar. Praticamente, a nova modalidade funciona assim:

  • O usuário abre o app e adiciona um "local de saída" e "destina". Após isso, o aplicativo vai pedir para você indicar quantos lugares são necessários no carro — é possível selecionar duas pessoas, com um máximo de quatro usuários por carro. Feito isto, você marca a opção "Carro compartilhado" e o uberPool é ativado. Não é necessário buscar por outros passageiros, o próprio aplicativo faz isso — exatamente por este ponto, não é possível alterar a rota após o início da viagem. Caso queira visualizar este processo, veja o GIF abaixo.
uberPOOLfinal

Falando em números, a Uber comenta que o valor da viagem com o uberPool pode ficar até 40% mais barata para o usuário quando comparada com o uberX. Já para o motorista, como a viagem vai ter um preço muito mais conta, a demanda de solicitações deve aumentar.

Até o momento, no Brasil, o uberPool só funciona na cidade de São Paulo. Ele provavelmente deverá atender outros locais, mas ainda não há qualquer previsão para as outras cidades brasileiras atendidas pela Uber receberem a nova modalidade.

O que você acha da Uber? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.