Sete coisas que você pode fazer com o Twitter e não sabia

6 min de leitura
Imagem de: Sete coisas que você pode fazer com o Twitter e não sabia

O Twitter funciona como um microblog, no qual o usuário pode postar o que bem entender, desde comentários sobre o que estiver fazendo no momento, até divulgação de fatos que estejam acontecendo. A diferença neste caso é o limite de tamanho das mensagens: os tweets não podem exceder 140 caracteres.

É claro que para os usuários com perfil ativo na rede social essas serventias básicas já são mais do que conhecidas. Porém, você já pensou em aproveitar o Twitter para atividades que vão além de falar sobre a sua vida para seus seguidores?

Viva o Twitter!

Uma ferramenta como esta, que alcança milhões de pessoas no mundo inteiro e faz anônimos serem ouvidos por figuras públicas, não pode ser reduzida ao básico. Existem várias ações que podem ser realizadas a partir desta rede social. Para mostrar alguns exemplos, a equipe do Baixaki preparou sete alternativas interessantes de uso.

Arranje o emprego dos seus sonhos

Classificados em jornais foram por um bom tempo a melhor forma de encontrar oportunidades de trabalhos. Porém, a internet e as redes sociais propiciaram novos ambientes para divulgação de vagas. E, com o Twitter, não poderia ser diferente.

Escolha a oportunidade que mais se adequa à sua profissão

No início de março, até o ator Charlie Sheen (conhecido pela atuação no seriado Two and a Half Men) entrou na dança. Ele escolheu o Twitter para divulgar que estava procurando um estagiário especialista em estratégias para mídias sociais.

Existem alguns perfis cadastrados na rede social que são focados nisso. Muitos deles atendem uma área específica (como o @trampos, para comunicação digital e publicidade, @vagasjornalismo e o @vagas_mkt, para marketing). Outros, como o @JobsFactory, o @curriculumvagas e o @vagas, disseminam oportunidades em vários ramos de atuação, informam sobre cursos, palestras e processos seletivos, além de fornecer dados sobre o mercado de trabalho no Brasil.

Jornalistas: fiquem atentos!

Mas, se você está mais para o tipo de profissional que prefere trabalhar como freelancer, pode procurar perfis como o @tramposFreelas, o @frilas e o @freela_com_br. Para os estudantes universitários, a dica é seguir contas que divulguem vagas de estágio e trainee, como o @vagas_trainees, @portaltrainee e o @estagios.

Vale ressaltar que grande parte dos perfis existentes cobrem, basicamente, vagas para Tecnologia de Informação e Comunicação Social, áreas com atuação mais forte nas redes sociais.

Conheça o amor da sua vida pelo Twitter

Os solteiros e as solteiras de plantão também não podem brincar em serviço. O Twitter é um ótimo meio para conhecer pessoas de todo o Brasil e até de todos os cantos do mundo. Então, por que não aproveitar esta integração intensa para mudar o status de relacionamento também?

Foi o que aconteceu com Viviane (30 anos) e Rafael (27 anos). Os dois se conheceram por meio do microblog e começaram a trocar mensagens. A relação começou a engatar em algo mais próximo do que uma amizade quando Viviane fez uma “brincadeira” com a sua webcam. Aos 30 anos e solteira, no dia de Santo Antônio, a moça resolveu tirar fotos simulando ameaças ao santo casamenteiro e divulgou o resultado em seu perfil do Twitter.

Owwnnn! S2!

Ao ver as fotografias, Rafael perguntou a Viviane porque tanta revolta com o coitado do santo. Viviane explicou a situação e, então, ele prometeu a ela que eles se casariam, para que ela não ficasse mais solteira. Com o tempo, os dois passaram a conversar mais e se apaixonaram, mesmo morando em estados brasileiros diferentes. Quando se conheceram pessoalmente, a paixão se tornou ainda mais intensa e consolidou o namoro dos dois pombinhos.

Esta história é um relato encontrado em um site que permite a publicação de histórias de amor diferentes. Os nomes foram trocados a fim de preservar a imagem das pessoas envolvidas, porém, o incentivo é real. Se você está solteiro, ou solteira, aproveite esta oportunidade para encontrar a sua alma gêmea.

Faça negócios!

Quem utiliza o Twitter provavelmente já deve ter se deparado com posts divulgando produtos ou promoções. Da mesma forma como empresas famosas se utilizam da rede social para conquistar seus clientes, muitos usuários também publicam mensagens quando desejam vender, trocar ou comprar objetos. Os seguidores do perfil anunciante retwittam a mensagem a fim de divulgá-la para mais pessoas. Desta forma, você tem mais chances de fechar negócio.

Tecnisa, construtora e angariadora, fez a primeira venda pelo Twitter em 2009

Um exemplo de negócios feitos pelo Twitter é o que a construtora e incorporadora Tecnisa tem feito. No ano de 2009, a empresa estreou suas vendas por meio da rede de microblogs, fechando negócio em um apartamento no valor de 500 mil reais no Rio de Janeiro. A partir de então, várias empresas vêm lucrando com a ferramenta. A Dell é outro caso de sucesso, obtendo cerca de 1 milhão de dólares por ano com as promoções exclusivas para a rede social.

Caso o fato de publicar informações pessoais (número de telefone, MSN, endereço etc.) pela rede lhe incomodar, a opção mais tranquila neste caso é utilizar a opção “Direct Message”. Com elas você pode entrar em contato com possíveis compradores por meio de mensagens particulares dentro do Twitter, sem se preocupar com a divulgação em massa como aconteceria se as informações fossem postadas em um tweet normal.

Rastreie encomendas via correio

Outra funcionalidade que pode ser extraída do Twitter é a possibilidade de monitorar o andamento de entregas feitas pelos Correios. Quem costuma fazer compras pela internet já deve ter ficado em estado de ansiedade nos dias em que o produto está previsto para chegar.

O pior destas situações é a falta de informações concretas sobre a trajetória do pacote, já que a maioria dos sites não passa dos status: “Pedido realizado”, “Produto enviado para entrega”, “Produto a caminho”. Quer acabar com essa agonia de ficar desinformado sobre o paradeiro de sua própria compra?

Acompanhe o andamentos de entregas via Correios

É muito simples, acesse o site TwitCorreio (cujo perfil na rede social é @twitcorreio), cadastre o seu nome do usuário do Twitter em “Sign in with Twitter”, permita o acesso aos seus dados e insira o código de rastreamento da compra. Agora, basta acompanhar todos os passos da entrega pelo perfil do site na rede social e esperar até que o produto chegue à sua casa.

Torne-se “amigo” do seu ídolo

Uma das coisas que o Twitter propicia para seus usuários é uma aproximação inédita de pessoas famosas. Atores, cantores, bandas e apresentadores têm cada vez mais aderido à rede de microblogs para ter um contato maior com seus fãs.

Entre as postagens, os perfis famosos às vezes disponibilizam detalhes sobre a vida do artista ou de pessoas com cargo público. Dessa forma, estas pessoas, que antes pareciam intocáveis, se tornam mais presentes nas vidas do público, que também pode conhecer melhor seus ídolos.

Twitter oficial da Lady Gaga

Alguns dos perfis públicos brasileiros mais seguidos no Twitter são do apresentador Luciano Huck (@huckluciano), do jogador de futebol Kaka (@KAKA), da cantora Ivete Sangalo (@ivetesangalo) e do apresentador do CQC Rafinha Bastos (@rafinhabastos). Já dos internacionais, o ranking é dominado por Lady Gaga (@ladygaga), seguido de Justin Bieber (@justinbieber) e Britney Spears (@britneyspears).

Saiba a hora certa

Para conferir a hora certa, o usuário pode seguir a conta do Big Ben no Twitter (@big_ben_clock). A página simula as badaladas do relógio de hora em hora. Por exemplo, se agora forem 7h da manhã, o perfil do Big Ben vai postar sete vezes a palavra “BONG”, representando as sete badaladas do famoso relógio inglês.

Tic tac... Tic tac...

Porém, fique atento. Como este perfil considera o horário do Reino Unido, o horário mostrado terá quatro horas a mais do que o nosso aqui no Brasil (seguindo o horário de Brasília) quando não estivermos em horário especial de verão.

Evite temporais! Confira a previsão do tempo

Uma parceria entre o antigripal Naldecon e o canal ClimaTempo originou o conjunto de perfis que oferecem informações sobre o clima em 27 cidades brasileiras. A periodicidade das previsões do Twitter do Tempo é diária, informando as temperaturas mínima e máxima, se haverá sol durante o dia e se há possibilidade de chuvas. Clique na cidade sobre a qual você deseja ver as condições climáticas e acompanhe as mudanças para não ser pego de surpresa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.