Agora você pode postar e jogar games do MS-DOS no Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Agora você pode postar e jogar games do MS-DOS no Twitter
Imagem: Twitter

Você conhece a rede social Twitter. Também conhece diversos jogos clássicos para MS-DOS. Provavelmente está familiarizado com o Internet Archive, que reúne um catálogo imenso de multimídias da internet, incluindo os tais games. Agora, é possível juntar esses três elementos em um só — e passar horas nessa sessão nostalgia de derrubar lágrimas de muito marmanjo por aí.

Agora, é possível embedar o acervo de games do MS-DOS guardado pelo Internet Archive em publicações no Twitter. Assim como a postagem abaixo, em que a rede social classifica o game como arquivo multimídia e permite que você jogue sem sair da página da rede social.

O acervo é de fazer veteranos pularem de alegria: Street Fighter 2, Castle Wolfenstein, Prince of Persia, Aladdin, Indiana Jones and The Last Crusade, Golden Axe, Where in the World is Carmen Sandiego e muito mais.

Como fazer

Para jogar, é só clicar em uma postagem na sua Timeline e habilitar o conteúdo multimídia. Para publicar, é preciso acessar um game do acervo do Internet Archive, selecionar o ícone "Share this item" (à direita da tela, o botão de um quadrado com uma seta) e selecionar o Twitter. Aí é só escrever o que quiser e fazer a publicação.

O carregamento pode demorar um pouco: é preciso baixar os metadados do emulador e do jogo, além de carregá-lo na tela. Às vezes, erros surgem antes mesmo do título iniciar ou durante o início da jogatina.

Em certos títulos, você precisa digitar alguns comandos numéricos para configurar o game. Ou seja, o método funciona, mas é preciso ser paciente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.