Alegria, amor e choro: Confira os dez emojis favoritos da galera do Twitter

4 min de leitura
Imagem de: Alegria, amor e choro: Confira os dez emojis favoritos da galera do Twitter
Imagem: Emoji Tracker

Os emoticons revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam na internet, adicionando pequenos sinais que simbolizam ações e emoções – por vezes, ajudando a evitar muitos desentendimentos. O gênero evoluiu mais ainda com a popularização dos emojis, representando as situações com um visual mais bonito e engraçado, tomando de vez as redes sociais. O Twitter é o palco preferido de muitos usuários para se comunicar através dos ícones, então, resolvemos compilar aqui os dez emojis mais usados nas mensagens do serviço.

Para coletar os dados das centenas de milhares de tweets enviados diariamente pelos internautas, recorremos ao site Emoji Tracker, que desde 2013 monitora a atividade na rede social em tempo real. O serviço já acumula estatísticas baseadas em quase 7 bilhões de mensagens, nas quais emojis foram usados para complementar ou compor o texto. Confira abaixo quais foram os ícones preferidos da galera para se expressar e comentar os assuntos do cotidiano.

1. Joy (chorando de rir)

Utilizado cerca de 510 milhões de vezes

Ah, o que dizer quando alguém compartilha aquele vídeo das pessoas mais “inteligentes” da Terra ou algum amigo posta uma mensagem com uma certa piadinha interna que é impossível não ter uma reação? Essa é fácil: rir até chorar – ou pelo menos externar isso através do emoji mais usado pelos donos de um perfil no Twitter.

2. Hearts (coração nº 1)

Utilizado cerca de 464 milhões de vezes

Dependendo da plataforma esse emoji aparece como um coração mais fofinho dentro de uma carta ou até mesmo sozinho. Independentemente de ser usado para representar a paixão ou apenas algo muito, muito, muito querido – com o ícone podendo ser repetido até 140 vezes –, é difícil passar muito tempo na internet sem vê-lo em algum canto.

3. Heart (coração nº 2)

Utilizado cerca de 226 milhões de vezes

Formas mais curvilíneas fazem com que esse coração seja usado apenas metade das vezes quando comparado ao anterior. Seria um simples caso de costume dos usuários do Twitter, já calejados em digitar o “s” no fim da palavra, ou apenas uma campanha de marketing agressiva do emoji na segunda posição? Mistérios da vida.

4. Heart Eyes (olhar de corações)

Utilizado cerca de 222 milhões de vezes

Caramba, mas esse povo do Twitter é realmente apaixonado – ou cheio de mensagens com cantadas para meninos e meninas. O emoji em quarto lugar chega bem perto do coração número 2 e está avançando a passos largos, representando aquele olhar apaixonado quase que literalmente.

5. Unamused (#chateado)

Utilizado cerca de 216 milhões de vezes

Algumas notícias que chegam pelas redes sociais não são das mais bacanas, fazendo com que mesmo o melhor humor não resista à chateação. Esse emoji personifica exatamente aquele sentimento de saco cheio quando ocorrem coisas como: a) Você descobre que uma nova temporada de Sherlock não deve sair tão cedo; b) Lê mais uma discussão entre fãs de console, cada um defendendo o seu video game; ou c) Alguém avisa de última hora que você vai ter que ficar até mais tarde para terminar um relatório.

6. OK Hand (beleza!)

Utilizado cerca de 171 milhões de vezes

O símbolo internacional para o “tá ok!” ou “tudo joia!”, mandando uma mensagem clara que a situação está sob controle ou que algo foi aprovado. A não ser que você more no Brasil, onde o emoji pode assumir um significado “levemente” diferente, querendo dizer que... Bom, deixa pra lá!

7. Relaxed (só de boas)

Utilizado cerca de 170,9 milhões de vezes

Este é provavelmente o emoji mais utilizado nas sextas-feiras, compilando em uma única imagem todo o sentimento de ter o fim de semana pela frente. Também serve para comunicar que você está debaixo das cobertas assistindo a um filminho ou até outras coisas, já que o pessoal do Twitter é bastante aberto quanto ao que faz a cada momento.

8. Blush (corado)

Utilizado cerca de 169 milhões de vezes

Bastam alguns traços diferentes do emoji acima para que este ícone traga uma simbologia toda diferente, mostrando a expressão de uma vergonha leve de quem está orgulhoso de si mesmo. Foi elogiado pela menina que você é secretamente apaixonado? Isso é motivo suficiente para postar tweets misteriosos com apena um único emoji desses, para alegria dos seus seguidores, que precisam desvendar o que aconteceu na sua vida.

9. Kissing Heart (beijo malicioso)

Utilizado cerca de 163 milhões de vezes

Opa, esse aqui é especial, já que não é um simples beijinho. Perceba como a piscadela faz com que a expressão passe de um ato carinhoso para um misto de risco e incerteza. As possibilidades são grandes, podendo ir desde alguém jogando um verde para sua paquera – tentando sair da friendzone – até uma pessoa querendo dizer que os beijinhos são só o começo. Melhor parar por aqui.

10. Sob (chorando litros)

Utilizado cerca de 158 milhões de vezes

Foi na BGS e não conseguiu tirar uma foto com a Mari do Baixaki Jogos? Chore muito no Twitter com esse emoji. Foi na BGS e conseguiu tirar uma foto bem coladinho com a Mari? Também chore muito no Twitter, mostrando que está emocionado. Postado 158 milhões de vezes nas mensagens do serviço, ele realmente tem que ter mais do que um uso único.

--

Já havíamos postado aqui no TecMundo uma listagem de junho mostrando os 100 emojis mais badalados no Twitter. Mas, desde lá, as coisas mudaram bastante, como o ícone de Joy que saltou de 278 milhões para quase o dobro de acessos, abocanhando a primeira posição na lista – e no coração dos internautas. Algo que foi pouco alterado, porém, é que o top 10 está tomado de boas emoções em geral, revelando que o Twitter é um espaço de muito amor.

Uma notícia triste para os fãs do cocô – o emoji, o emoji! – é o fato dele ter caído da 88ª posição para o 98º lugar, tendo à sua frente símbolos como “Lua nova com rosto” e “Face sem boca”. É, não tá fácil pra ninguém, mesmo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.