Twitter compra startup que usa IA para melhorar vídeos de baixa qualidade

2 min de leitura
Imagem de: Twitter compra startup que usa IA para melhorar vídeos de baixa qualidade
Imagem: The Gazette

Por meio de uma publicação em seu blog oficial, o Twitter anunciou a aquisição de uma startup londrina chamada Magic Pony Technology. A empresa é especializada na utilização de técnicas de machine learning – um tipo de inteligência artificial – para melhorar automaticamente e em tempo real a nitidez de vídeos borrados e em baixa resolução. A novidade será particularmente bem-vinda para a plataforma de lives da companhia, o Periscope.

Embora o valor da transação não tenha sido revelado, o CEO da rede social, Jack Dorsey, falou que a compra da Magic Pony Technology vai ajudar o Twitter a atingir seu objetivo global de ser tornar “o melhor e mais importante lugar para ver o que está acontecendo no mundo”. No começo do ano, a empresa comprada exibiu como a sua tecnologia é capaz de basicamente aprimorar a resolução imagens de baixa qualidade usando placas gráficas comuns.

Imagem mostra antes (esquerda) e depois (direita) da aplicação da tecnologia da Magic Pony

“Os negócios de transmissão de vídeos online dependem pesadamente das tecnologias de compressão das gravações. Nosso primeiro produto demonstra que a qualidade da imagem por ser bastante melhorada usando o machine learning, e as rápidas GPUs de dispositivos móveis agora permitem que nós façamos isso em qualquer lugar”, afirmou o cofundador da Magic Pony, Rob Bishop.

Como funciona?

Os algoritmos de inteligência artificial da startup automaticamente escaneiam e rotulam imagens de amostra, podendo então utilizar esses dados para aprender como é a aparência de texturas e terrenos em alta resolução. Segundo Bishop, os produtos da Magic Pony conseguem “preencher as lacunas” dos vídeos de maneira similar à ferramenta de autopreenchimento do Photoshop faz com fotografias, melhorando a qualidade das imagens capturadas.

Em um comunicado publicado em seu próprio site, a startup declarou que vai se unir ao Twitter para melhorar as experiências visuais disponibilizadas nos apps da companhia. Junto à empresa da rede social, a equipe da Magic Pony pretende acelerar a velocidade das suas pesquisas e aumentar o tamanho de seu time, fazendo o papel de “sede europeia dos esforços de machine learning do Twitter”.

A Magic Pony fará o papel de "sede europeia dos esforços de machine learning do Twitter"

Fontes não confirmadas do TechCrunch afirmam que a negociação da aquisição envolveu um pagamento de US$ 150 milhões por parte da rede social. A Magic Pony Technology é a terceira empresa de machine learning adquirida pelo Twitter, vindo depois da Whetlab no ano passado e da Madbits em 2014.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.