Twitch abandona Flash e passa a utilizar apenas HTML5 a partir de 2016

1 min de leitura
Imagem de: Twitch abandona Flash e passa a utilizar apenas HTML5 a partir de 2016
Imagem: YSSN

Algumas mudanças importantes vêm aí para o Twitch, a plataforma de transmissão de vídeos ao vivo que pertence à Amazon e tem como foco principal exibir partidas de video game. Primeiramente, mais um golpe fatal foi dado no Flash: o Twitch deve passar a utilizar apenas o HTML5 para realizar suas exibições de vídeo a partir de 2016. A alteração está planejada para estar completa no segundo trimestre do ano que vem, entre os meses de maio e julho.

O Twitch hoje possui mais de 1,5 milhão de usuários transmissores e cerca de 100 milhões de visitas mensais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os planos para abandonar o Flash vêm sendo maturados desde o mês de julho desse ano. O Twitch rapidamente ganhou muito espaço na internet e hoje possui mais de 1,5 milhão de usuários transmissores e cerca de 100 milhões de visitas mensais. Isso representa mais uma queda enorme para o Flash, que já deixou de ser usado em detrimento do HTML5 por ninguém menos que o YouTube, a maior plataforma de streaming de vídeos do mundo.

Dando um gás na comunicação

Outra mudança interessante que deve rolar no Twitch diz respeito ao sistema de conversa do site, chamado Whispers. As mensagens enviadas via esse recurso agora devem aparecer em uma janela separada do chat principal. Dessa maneira, fica mais difícil um usuário deixar um recado passar batido, visto que a caixa de texto destacada deve chamar mais a atenção das pessoas.

Pintando no PlayStation

Junto com essa porção de novidades vem mais uma que deve agradar muita gente: finalmente será lançado um aplicativo do Twitch para PlayStation 4. Aparentemente ele lembra bastante o app já existente para Xbox One. O CEO do Twitch Emmett Shear garantiu suporte completo para o chat incluindo a utilização dos emoticons da plataforma.

PS3, Vita e PlayStation TV também vão ganhar suas versões do aplicativo.

Os irmãozinhos do PS4 – PS3, PS Vita e PlayStation TV – também vão ganhar suas versões do aplicativo do Twitch. Com eles será possível acompanhar não apenas transmissões de jogos dos consoles da Sony, mas quaisquer tipos de exibições em vídeo. Tudo indica que o app deve ser lançado em breve, ainda no outono do Hemisfério Norte, o que para nós é a primavera.

Você acha que o Twitch vai se beneficiar trocando o Flash pelo HTML5? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.