Desligamento da TV analógica no Brasil finalmente é iniciado

1 min de leitura
Imagem de: Desligamento da TV analógica no Brasil finalmente é iniciado

Depois de um longo período de planejamento, a TV analógica finalmente começou a ser desligada no Brasil. Na última segunda feira (15), o município de Rio Verde, em Goiás, se tornou o primeiro a fazer a transição definitiva para o sinal digital de televisão. De acordo com o cronograma do Ministério das Comunicações, outras cidades devem seguir o exemplo ainda em 2016, mas entre as capitais somente Brasília deve concluir a migração.

Originalmente marcado para anos atrás, o prazo para a mudança foi adiado diversas vezes e agora a previsão é que a TV digital se torne o padrão de 100% dos aparelhos do país somente em 2023. De acordo com as autoridades responsáveis, a trocar acabou levando mais tempo do que o previsto por conta dos grandes eventos que o Brasil sediou ou vai sediar até 2018, como a Copa do Mundo de futebol, as Olimpíadas e a próxima eleição presidencial.

As emissoras de TV receberam um prazo maior do que o original para avisar aos telespectadores a respeito do desligamento do sinal analógico. A ideia é permitir que as pessoas tenham tempo o suficiente para trocar seus televisores ou adquirir conversores externos capazes de “traduzir” o sinal digital para reprodução em aparelhos mais antigos.

Você está preparado para a mudança definitiva do sinal de TV analógico para o digital? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.