TV digital deve chegar a 65% da população até o final desse ano

1 min de leitura
Imagem de: TV digital deve chegar a 65% da população até o final desse ano
Imagem: DTV.org

A TV analógica, que hoje atende a cerca de 96% da população brasileira, está com os dias contados e seu uso deve ser finalizado até 2018. O expectativa do governo é que a TV digital substitua, gradualmente, a antiga transmissão pela nova tecnologia, alcançando 65% da população ainda neste ano.

Com custo estimado inicialmente em R$ 3,5 bilhões, as cidades-alvo serão aquelas com mais de 100 mil habitantes. Além disso, todas as capitais e regiões metropolitanas deverão ter, pelo menos, quatro emissoras de TV trabalhando com o novo sistema de transmissão digital.

Para acelerar a implantação do sistema de TV digital, o governo também estuda subsidiar conversores (set top box) e filtros contra interferência para aparelhos não compatíveis. O objetivo é facilitar a compra de aparelhos para cerca de 30 milhões de famílias de baixa renda, que ficariam sem acesso ao sinal de TV. Contudo, nada foi decidido ainda.

4G em espera

O governo tem pressa para que ocorra a transição para o formato digital, pois é fundamental para o leilão 4G na faixa de 700 MHz, hoje ocupada pelos canais de televisão analógicos. Com a liberação da faixa, as operadoras de telefonia poderão concorrer pelos direitos de uso e implantação do tráfego de dados para banda larga móvel de quarta geração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.