O uso de HDs externos se tornou algo comum para muitas pessoas, já que esses equipamentos oferecem um espaço muito maior do que o de pendrives.

Como um HD comum, muitas vezes é necessário formatar e particionar o seu HD externo para que ele funcione perfeitamente. Pensando nisso, resolvemos mostrar como fazer isso, trazendo tudo o que você precisa saber para que todo o processo possa ser feito sem problemas.

Para realizar os passos a seguir, é necessário que você tenha um HD externo conectado ao seu computador e privilégios de administrador do seu sistema.

Como particionar o HD externo?

1) Para particionar o seu HD, vá até o menu Iniciar e, em seguida, clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador”, selecionando a opção “Gerenciar”.

2) Na janela que se abrir, selecione "Gerenciamento de disco", presente na coluna da esquerda. Todos os discos conectados à máquina devem ser exibidos, incluindo o seu HD externo, por mais que ele não tenha uma partição ativa

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Nesses casos, ele aparecerá como “Não alocado”.

3) Clique com o botão direito no volume “Não alocado” e escolha “Novo Volume Simples”. Em seguida, você pode escolher o tamanho e letra que o HD terá.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

4) Feito isso, para particionar o HD, clique com o botão direito do mouse no disco externo e escolha “Diminuir volume”.

5) Escolha o espaço que será particionado e clique em “Diminuir”.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

6) O espaço criado no passo anterior aparecerá como “Não alocado”. Repita o passo 3 para poder ativar a partição.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Pronto, o seu HD foi particionado.

Como formatar o HD externo?

Para formatar o seu HD externo, repita os passos 1 e 2, apresentados neste tutorial, para encontrar o seu disco externo. Então, clique com o botão direito do seu mouse no disco correto e escolha “Formatar”. Siga os comandos da tela até finalizar o processo.

Lembramos que o tempo de formatação do HD pode variar de acordo com o tamanho do periférico.